Agora MT Variedades Gastronomia Aproveite o friozinho, prepare um fondue e reúna os amigos
FONDUE CARNE, QUEIJO E CHOCOLATE

Aproveite o friozinho, prepare um fondue e reúna os amigos

Fonte: DA REDAÇÃO COM TERRA/VIVACADATOQUE
VIA

Imagem: FONDUE1 Aproveite o friozinho, prepare um fondue e reúna os amigosEncontros, festas, conversas e boas risadas. Precisamos de tão pouco para ser felizes, não é mesmo? Então, que tal aproveitar o inverno para organizar um desses momentos? E nesse friozinho nada melhor do que um bom fondue e os amigos por perto. A diversão pode começar desde a hora de preparar até o momento de comer Um fondue no jantar pode tornar a refeição uma experiência única e especial ao lado de quem você ama. Todos adoram o sabor de um bom fondue. “O charme é ser curtido lentamente, permitindo que você converse com seus amigos sem pressa, em uma gostosa noite de inverno”, ressalta a chef Renata La Porta, proprietária de um buffet em Brasília .

De queijo, carne ou chocolate, são receitas simples que podem fazer toda a diferença em uma reunião com amigos neste inverno. Então, vamos lá. A chef Renata conta como você pode preparar um fondue delicioso para receber seus amigos ou familiares.. E caso você queira um jantar a dois, é uma boa opção para dar um clima romântico.

Fondue de carne

Ingredientes:

  •     600 g de filé mignon.
  •     Óleo de canola.
  •     Sal.
  •     Pimenta do reino.

Modo de preparo:

Corte a carne em cubos grandes. Esquente quantidade de óleo suficiente para encher, até um pouco acima da metade, uma panela de réchaud (as elétricas são mais seguras e mantêm a temperatura constante).

Coloque a carne crua em um prato de servir, pois ela deverá ser frita pelo convidado usando o seu garfo individual.

Cada pessoa serve-se de alguns pedaços de carne em seu prato, espeta e frita até o ponto de preferência. Cada um frita o seu pedaço, passa por um dos molhos, sal e pimenta do reino moída na hora. Algumas sugestões para molhos são: alho, barbecue, rosé, cebolas carameladas, molhinho de mostarda dijon e molhinho de pimenta.

Renata aconselha manter uma rolha de vinho no óleo quente para evitar que ele espirre. Além disso, uma boa ideia é servir a carne acompanhada de batatas rosti.

Fondue de queijo

Ingredientes:

  •     250 g de queijo gruyère.
  •     300 g de queijo emmenthal.
  •     1 dente de alho.
  •     1 pitada de noz moscada moída na hora.
  •     1 colher de sopa de amido de milho.
  •     1 cálice de conhaque (20 ml).
  •     3/4 de um copo de vinho branco seco (cerca de 180 ml).

Modo de preparo:

Rale os queijos no ralador ou processador. Dissolva o amido de milho no vinho branco e misture com o conhaque. Adicione a noz-moscada a esse líquido. Passe o alho nos lados e fundo da panela.

Coloque os queijos e o líquido que você preparou na panela e vá misturando, sempre em fogo baixo, até fundir totalmente o queijo. Continue mexendo até que a massa ganhe uma consistência homogênea.

Caso fique muito líquido, dissolva mais um pouco de amido de milho em um cálice de água e adicione à mistura.

Sirva preferencialmente com pão italiano, mas na falta desse você pode usar outro pão, desde que tenha consistência firme para não se despedaçar quando mergulhado no queijo.

Fondue de chocolate

Ingredientes:

  •     200 g de chocolate ao leite.
  •     200 g de chocolate meio amargo ou chocolate 70%.
  •     200 g de creme de leite (com soro).
  •     ½ cálice de licor (menta, laranja etc.) ou conhaque.

Modo de preparo:

Pique o chocolate e junte o creme de leite e o licor. Sobre o réchaud (tendo o cuidado para manter a chama sempre baixa), mexa a mistura até que esteja homogênea e na temperatura ideal para ser degustada. Observe para que a mesma não entre em ebulição.

“Quanto melhor o chocolate utilizado, melhor será o sabor do seu fondue”, destaca Renata.

Pronto. Agora que você já tem as receitas em mãos, que tal chamar seus amigos para uma reuniãozinha na sua casa. Esse friozinho pode se tornar um momento especial para vocês conversarem, brincarem e estarem juntos. Afinal, tem algo melhor do que estar próxima dos seus amigos?

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas