O banco de dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL) registrou queda de 10,6% nas vendas a prazo em maio na comparação com o mesmo período do ano passado. O comércio local segue tendência nacional de desaquecimento devido à crise econômica que têm apontado para a queda de consumo das famílias e, em decorrência disso, queda nas vendas.
No mesmo período, houve retração de (-) 2,2% na inadimplência e o recuperação de crédito, pessoas que quitaram as dívidas e tiveram novamente o nome aceito para novas negociações, empatou com maio do ano passado.
Nos primeiros cinco meses do ano, a retração das vendas a prazo foi de (-)2,2%, a inadimplência teve queda de (-) 13,4% e a recuperação de crédito também ficou (-) 4,4% negativa.
Para o presidente da CDL de Rondonópolis, Neles Walter Ferreira de Farias, o comércio local deve procurar alternativas de alavancar as vendas e atrair os clientes. “A queda no consumo e nas vendas é uma realidade nacional e estamos vivenciando isso diariamente nas nossas lojas. É hora de criar, de sair da rotina e proporcionar novas alternativas para quem compra”, ressaltou.
Para driblar a crise, muitas lojas estão colocando produtos na promoção. Uma boa opção de compra para quem prefere produtos tradicionais e básicos, que não seguem as tendências de moda. Quem procura, acha produtos por menos da metade do preço e ainda consegue parcelar em até três vezes. As lojas estampam as promoções nas vitrines.