Agora MT Variedades Moda e Beleza Confira os cuidados específicos para cabelos tingidos ou descoloridos
CABELOS COLORIDOS

Confira os cuidados específicos para cabelos tingidos ou descoloridos

Fonte: DA REDAÇÃO COM ZH/DONNA
VIA

Imagem: CABELOS COLORIDOS Confira os cuidados específicos para cabelos tingidos ou descoloridos
Fonte: Internet

Inovar e mudar a cor dos cabelos faz qualquer mulher se sentir mais bonita. O problema é que, com o tempo, o tom desbota e os fios ficam ressecados e quebradiços. E haja produto para dar conta de minimizar os efeitos negativos no período pós-coloração.De acordo com o cabeleireiro Zezinho Martins, após aplicar alguma química – seja coloração, mechas ou reflexos –, é preciso repor as proteínas perdidas no processo. Para essa função, existem produtos como xampus, condicionadores e máscaras capilares. O cabeleireiro recomenda o uso constante deles, desmentindo o mito de que lavar muito o cabelo faz perder a cor mais rápido.

– Na verdade, usando os produtos certos, o efeito é o inverso – garante.

Durante a coloração, segundo a dermatologista e especialista em tricologia Cristiane Braga, algumas estruturas capilares são danificadas. Isso ocorre porque, no processo, é necessário o uso de substâncias capazes de abrir a cutícula dos fios e que façam o pigmento atuar no córtex do cabelo. Para tentar diminuir os danos, após o tingimento, geralmente são usadas substâncias filmógenas, que criam uma película em volta dos fios para que a cutícula fique o mais próximo de seu estado original, com as células compactadas e com o menor espaço possível entre elas.

Porém, como a estrutura não consegue ser totalmente restaurada, fatores como água, vento, poluição, uso de xampus e secadores acabam oxidando o pigmento, reduzindo sua intensidade e deixando o cabelo com aparência de desbotado.

– A cutícula é danificada em cada um dos processos. Assim, quanto menor o intervalo entre os processos químicos, maior é a agressão – explica Cristiane. – Por essa razão, produtos filmógenos, com silicone e queratina sintética, devem ser associados a todo o processo em que ocorra a abertura da cutícula dos fios.

>>> Atenção aos loiros

Cabelos descoloridos ou tingidos de loiro precisam de cuidados ainda mais específicos. A dermatologista Cristiane Braga explica que, para descolorir os fios, é preciso que ocorra o processo de oxidação, o que os enfraquece muito. Ela dá algumas dicas:

:::
Lavar os cabelos com um xampu hidratante de duas a três vezes por semana

:::
Usar máscara hidratante uma vez por semana

:::
Evitar o uso de secadores, chapinhas, etc, já que o calor aumenta o poder de oxidação da tintura

:::
Aplicar sempre condicionadores com proteção solar

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas