Previsão do Tempo

Rondonópolis-MT mín 19° máx 32°
Possibilidade de Pancadas de Chuva à Tarde - Nebulosidade variável com pequena chance (inferior a 30%) de chuva pela tarde.

Indicadores Financeiros

Data do Fechamento: 18/05/2012
  Compra Venda
Dólar (em R$) 2,0170 2,0185
Euro (em R$) 2,5852 2,5888
Redação Online TV Agora Rádio Online

Destaques, Política, Rondonópolis



Publicado em 13 de fevereiro de 2012 | 12:30 | MÍRIAM TRENTO

Comissão de Educação pede explicação sobre vagas abertas para professores

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara Municipal enviou um requerimento à secretária de Educação, Marilda Rufino, para pedir informações sobre as vagas de professores nas escolas do município. De acordo com o presidente da Comissão, vereador Reginaldo Santos, na ultima sessão o legislativo recebeu várias denúncias de que as vagas seriam preenchidas pelos profissionais contratados por meio do seletivo que ainda será realizado e não pelos que já passaram no concurso.

Reginaldo explica que o seletivo é feito para preencher as vagas de reserva técnica e de licenças. Já o concurso é realizado para completar as aulas livres no município. “Não queremos fazer um pré-julgamento sobre a situação, mas não podemos deixar essas pessoas que passaram no concurso na dúvida, já que todos estão na expectativa de serem chamados”, fala.

Reginaldo afirmou que a decisão de enviar o requerimento foi aprovada por unanimidade pelo legislativo e que na terça-feira será realizada no plenário da Câmara Municipal uma reunião, às 17h, onde foram convidados membros da comissão, a secretária de Educação, a gerente de departamento Valdelice Oliveira, os aprovados no concurso e aqueles que forem prestar o seletivo para que haja um esclarecimento sobre as denúncias.

 

 

 

18 comentários

  1. PROFESSOR:

    PROFESSOR INDIGNADO E INFORMADO:

    MANIFESTAÇÃO ENCAMINHADA AO MINISTERIO PUBLICO DE RONDONOPOLIS, ESPERO QUE VOCÊS DIVULGUEM PARA CONHECIMENTO DE TODOS OS RONDONOPOLITANOS.

    O que acontece na rede pública municipal de Educaçao é um desrespeito ao direito da criança, pois esta tem direito a ser ensinado por profissional com Graduacão exigida por lei. Mas nesta cidade é um absurdo, na rede estadual de ensino já fizeram esta adequaçao há anos, para posteriormente fazer concurso público para garantir tanto o direito da criança quanto do concursando de atuar na área para qual foi formado.
    E quando temos mais de mil crianças prejudicadas é necessário que o MP intervenha para fazer valer o direito da criança, pois elas estão sendo prejudicadas com um ensino inadequado(atendidas por profissionais que não têm a formação adequada) e ainda é de responsabilidade de profissionais como eu não ser conivente com estas ilegalidades.
    Sugiro que peçam ou requeiram as copias dos diplomas e Pós-Graduações dos professores lotados na rede municipal de Educaçao Infantil e no Ensino Fundamental de Rondonópolis, juntamente com o quadro de lotação na turma em que este professor estará atuando, terão a prova material desta denuncia e isto mudará a lotação de todos da rede: efetivos, contratados e concursados que foram convocados.
    Mas alerto que existe manipulação destes dados, precisa ser feito em loco em cada uma das unidades, pois no RH eles têm os dois, o que fornecem aos que não conhecem as diretrizes educacionais e este verdadeiro que é proibido pela chefe do RH de ser fornecido a qualquer cidadão, o que também é crime tratando-se de condencedencia criminosa e ocultação de documentação pública, qualquer do povo desde que requeira tem o direito de ter acesso a este e outros tipos de documentações públicas.
    Ressalto que de acordo com a LDB 9394/96 e o plano decenal de educação esgotou-se o prazo a anos deste enquadramento, talvez se o tivessem feito o nosso IDEB seria melhor e não adianta o MEC disponibilizar tanto dinheiro para elevar índices de escolas em que os professores não são formados para trabalhar com turmas de o (zero) a 5 (cinco) e nos primeiros do Ensino Fundamental.
    A Educação na rede municipal necessita de ser organizada com urgência, pois nossas crianças estão chegando no quarto ano de escolaridade (1a fase do 2o Ciclo) sem saber ler nem escrever convencionalmente, por quê?
    Imagine um Pedagogo sendo Promotor e um Advogado trabalhando como professor com criança de 04(meses) de idade? Ou alfabetizando-as de acordo com a linda proposta da rede municipal que é ótima no papel, crianças lendo com 6 anos…
    Tentei ter acesso as dados no RH para encaminhar anexo para auxiliar, mas negaram-me.

    Responder

Deixe seu comentário