Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Nutricionista dá dicas de alimentos que aumentam a imunidade
ALIMENTAÇÃO

Nutricionista dá dicas de alimentos que aumentam a imunidade

Alimentação saudável ajuda a evitar problemas respiratórios no inverno

Fonte: DA REDAÇÃO COM ZH-BEM ESTAR
VIA

Imagem: alimentos Nutricionista dá dicas de alimentos que aumentam a imunidade
Foto: Genaro Joner / Agencia RBS

Para quem não se enquadra nos grupos vulneráveis, que têm vacina contra a gripe garantida pelo Ministério da Saúde em campanha de imunização que começa neste sábado, algumas medidas simples no dia a dia podem ajudar a manter distância do vírus.
Uma forma de prevenir o contágio pelo vírus da gripe, assim como outras infecções, é a higienização das mãos. O pneumologista César Espina, tisiologista do setor de tuberculose do Hospital Sanatório Partenon, em Porto Alegre, explica que o vírus é expelido por meio de gotículas liberadas através da tosse, do espirro ou mesmo da fala, e se deposita em superfícies. O contágio se dá ao levar as mãos aos olhos ou à boca após tocar em uma superfície infectada.
Para quem está gripado, o cuidado recomendado é usar lenços ao tossir ou espirrar e evitar aglomerações em ambientes fechados.
— Hidratar-se bem e manter uma boa alimentação são cuidados mais básicos, mas muito importantes, porque ajudam a aumentar a imunidade — recomenda o médico.
Limão e gengibre
A nutricionista Betina Glitz, do Hospital Mãe de Deus, apresenta alguns alimentos que agem sobre o sistema imunológico, fortalecendo o organismo contra infecções.
Clássicos em receitas “caseiras”, limão e gengibre realmente têm efeito positivo contra a gripe.
— A vitamina C atua como antioxidante, aumenta a imunidade, contribui para o melhor desempenho físico, otimiza a absorção do ferro e promove a cicatrização — explica a nutricionista.
Kiwi, manga, tomate, couve, espinafre, salsa, acerola e goiaba também são fontes de vitamina C.
— A goiaba é uma arma poderosa contra infecções, fadiga e processos alérgicos — destaca Betina.
Iogurte e maçã
O lentinan é outro elemento essencial na prevenção de gripes e resfriados, porque é imunoestimulante e aumenta a produção das células de defesa do organismo. É encontrado nos cogumelos shiitakes.
Segundo a especialista, lacotbacilos presentes no iogurte, que recuperam a flora intestinal, também fortalecem o sistema imunológico, além de vitaminas B, C, E, potássio e fibras, todos encontrados na maçã, que têm ação protetora em toda a mucosa digestiva.
Betina destaca, ainda, alimentos com ação anti-inflamatória, antioxidante e desintoxicante, caso do selênio, presente na cebola, no gengibre e na salsa, e de fontes de vitamina A: pêssego, caqui, cenoura, leite, queijo, ricota, iogurte, mamão, laranja, brócolis, gema e abacaxi.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas