A professora coordenadora da Escola Nunes Rocha e do projeto, Rose Meire Bufulin, destacou que desde o início do ano letivo os alunos começam a ler todas as obras literárias propostas para a mostra do ano, para organizarem as apresentações teatrais, onde é feito um levantamento da vida do autor e da obra que será apresentada. Contudo os estudantes apresentam apenas o clímax do teatro para despertar no público o interesse em conhecer a história completa.
Rose Meire destaca que o projeto a cada ano se torna maior, com o envolvimento de todos os alunos, professores e servidores da unidade, inclusive ex-alunos da escola para receber visitantes de outras escolas e familiares dos estudantes. A educadora ressalta que o Literatura em Ação mexe com a criatividade dos alunos e amplia a capacidade de interpretação, o que é essencial na sociedade atual. “Vale muito apena realizar o projeto, principalmente por despertar o interesse pela leitura e arte”.
A aluna Jaqueline Santos Magalhães, que interpretou Christine Daaé da obra “O Fantasma da Ópera”, frisou que é muito satisfatório ver o resultado final, pois envolve outras questões além da leitura, como por exemplo, canto e teatro. “No começo achava que não iria dar conta do recado e foi necessário muito trabalho de pesquisa e ensaio. Acredito que o público esteja gostando”, disse estudante, enquanto o público fazia fila para assistir um trecho da peça.
A afirmação de Jaqueline de que o projeto é muito bom foi reforçado pela aluna Ana Gabriela Campos dos Santos, que participa desde a primeira edição do projeto, e acrescentou que o aprendizado vai além da sala de aula, ajuda a abrir mais horizontes e enxergar a vida com outros olhos.
Além da peça Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux, os visitantes puderam conferir as obras como Capitães de Areia de Jorge Amado, Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto, A bruxa Salomé de Gisela Maria Padovan, Um certo capitão Rodrigo de Érico Veríssimo