Agora MT Cidades Rondonópolis Abertas as inscrições para a 26ª Cavalgada de abertura da Exposul
40ª EXPOSUL”

Abertas as inscrições para a 26ª Cavalgada de abertura da Exposul

Fonte: DA REDAÇÃO
VIA

Imagem: CAVALGADA EXPOSUL 126 Abertas as inscrições para a 26ª Cavalgada de abertura da Exposul
Foto: arquivo/AGORAMT

A Comissão Organizadora da 26ª edição da Cavalgada de abertura da maior festa agropecuária do Centro-Oeste brasileiro, coordenada pelo produtor Ari Torremocha Fim, acaba de abrir as inscrições para participação no desfile, que acontecerá no dia 04 de agosto próximo.

O evento, um dos mais tradicionais da Exposul, reúne anualmente mais de 2 mil cavaleiros, amazonas, comitivas, tropeiros e carreiros de carros de bois, vindos de toda a região Sul do estado.

Os interessados em participar da cavalgada, poderão fazer as suas inscrições gratuitamente, a partir do dia 02 de julho, até 03 de agosto próximo, das 7h30 às 11h e, das 13h30 às 17h, nos seguintes pontos de apoio: Selaria Jaciara, Selaria São José, Agroboi, Agro Ferragens Luizão, Agro Ração, Garcia Agropecuária e Zoofértil.

De acordo com Torremocha, a importância da inscrição é que o participante recebe um número, com o qual participa das competições internas do evento, como amazona e cavaleiro mais bem paramentado, mais idoso, mais jovem, comitiva maior e mais bem caracterizada, animal de melhor apresentação, arreamento mais vistoso, etc.

A tradicional cavalgada de abertura da Exposul representa ainda, sem dúvida, o maior estímulo de fomento comercial do setor na cidade, principalmente no que tange ao consumo de materiais de tropa (sela, arreios, tralha animal etc.), além de itens de vestuário pessoal, como botas, jalecos, chapéus e cintos.

Todos os anos, o colorido e a paixão pelo estilo rural tomam conta da comunidade de Rondonópolis e da região Sul de Mato Grosso, que se integra ao desfile de abertura da Exposul, consolidando uma tradição de 26 anos. É o maior evento do gênero do estado e um dos maiores do Brasil. É o momento em que o cidadão que tem orgulho da sua terra e da sua cultura encontra seus companheiros para homenagear, não só a cultura e a história das origens de Rondonópolis, mas valorizar o estilo de vida do interior do Brasil, com seus sotaques, comidas típicas, zelo pela natureza e respeito aos seus semelhantes.

E todo esse pessoal, se apresenta devidamente paramentado e trajado, recriando a atmosfera dos tempos antigos, quando os pioneiros em lombos de burros e cavalos, abriam e desbravavam os sertões brasileiros e o nosso Mato Grosso.
O evento marca o início do calendário festivo da Exposul, e já se configura como um cartão postal da cidade, atingindo uma dimensão tal, que a coloca entre as maiores cavalgadas do país.

TRAJETO

A Comissão Organizadora do evento, ao abrir as inscrições para participação no evento, definiu o trajeto que a Cavalgada deverá percorrer este ano. A concentração acontecerá na madrugada do dia 04 de agosto, com o toque dos canhões do 18º GAC e terá lugar nos altos da Fernando Correa, região do antigo aeroporto municipal, a partir das 6h da manhã.

A Cavalgada seguirá pela Rua Fernando Correa da Costa, em direção ao centro comercial, até a Avenida Amazonas e seguindo, por esta, até a Rua Dom Pedro II. Daí o desfile irá em direção a avenida Bandeirantes, por onde seguirá até o antigo Parque de Exposições, ao lado do Corpo de Bombeiros (região da Vila Operária), onde acontecem o anúncio dos vencedores das disputas internas, a dispersão e o término da Cavalgada, num trajeto de aproximadamente 9,5 km.

TERMO DE AJUSTAMENTO

Visando preservar a segurança dos participantes e dos animais que integram a cavalgada e, atendendo solicitação do Ministério Público Estadual, o Sindicato Rural de Rondonópolis assinou um Termo de Ajustamento de Conduta TAC, com a Promotora de Justiça Joana Maria Bortoni Ninis  da 6ª Promotoria de Justiça Cível local, visando garantir a segurança dos participantes e dos animais.
De acordo com os termos do acordo, estipulado pela promotora, o TAC garante, por exemplo, que os participantes terão que apresentar um atestado de saúde do animal e não irão utilizar adornos e ornamentos que provoquem ferimentos e/ou maus tratos nos cavalos e bois (como esporas por exemplo). Também não será permitido que dois adultos montem o mesmo animal. Exceção para o caso de transporte de uma criança de até 12 anos.

Não será permitida a ingestão de bebidas alcoólicas por parte dos participantes durante o percurso; bem como não serão aceitas inscrições e participação de carroças; O sindicato Rural terá que realizar o cadastro e numeração de todos os animais participantes, bem como, manter em arquivo a qualificação completa do responsável pelo animal.
O documento estipula ainda uma multa de R$ 10 mil reais em caso de descumprimento de qualquer uma das cláusulas acordadas, cujo montante será revertido para a utilização em projetos relacionados à sustentabilidade ambiental no âmbito do município de Rondonópolis. O acordo valerá para a edição da 40ª Exposul e as subsequentes, por prazo indeterminado.

Relacionadas

Pesqueiro é autuado pela segunda vez por fraude na energia e dono do lugar terá que pagar R$ 12 mil em multa

A Secretaria de Segurança Pública e a concessionária de energia de Mato Grosso desencadearam uma nova fase da Operação Energia Limpa nesta semana, que...

Suspeito de matar homem com cerca de cinco tiros é preso no Jardim Liberdade

A Polícia Judiciária Civil prendeu no final da manhã desta segunda-feira (25), no Jardim Liberdade, em Rondonópolis-MT, um homem de 27 anos suspeito de...

Homem é preso após jogar arma de fogo e munições em telhado

Um homem de 38 anos foi preso pela Força Tática pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, neste domingo (24), no bairro...

Abertura do comércio varejista será facultativa na sexta-feira Santa (29)

O Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis (Sincom-Roo) destaca que na sexta-feira Santa (29), o comércio poderá abrir suas portas de forma facultativa seguindo...

Rondonópolis cria 871 novas vagas e lidera geração de emprego no interior de Mato Grosso

Rondonópolis abre 871 novas vagas de trabalho com carteira assinada em fevereiro e lidera a geração de empregos entre os municípios do interior de...

Homem de 40 anos é assassinado a tiros no bairro Maria Amélia

Um homem de 40 anos foi assassinado a tiros no final da tarde desta segunda-feira (25), no bairro Maria Amélia, em Rondonópolis-MT. Segundo informações...

Motociclista de 31 anos é arremessado após acidente com carro em cruzamento perigoso

Um grave acidente de trânsito foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (27), no cruzamento entre a rua Vicente Pereira de Abreu e...

Sanear assina contrato com a Coomser para manutenção da rede de esgoto

A Cooperativa de Trabalho e Serviço de Rondonópolis (Coomser) seguirá responsável pelo serviço de manutenção da rede de esgoto em Rondonópolis nos próximos cinco...

Estudantes da Unemat reclamam de problemas de acesso e entradas com lama em Núcleo Pedagógico

Estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) estão com dificuldades para acessar o Núcleo Pedagógico da instituição em Rondonópolis. Segundo os acadêmicos,...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas