Agora MT Mundo Direita radical avança nas primárias das eleições legislativas em Israel
MUNDO

Direita radical avança nas primárias das eleições legislativas em Israel

Likud, partido do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, ganhou terreno. Escolha dos candidatos acontece dias após conflito na Faixa de Gaza.

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

Imagem: ISRAEL Direita radical avança nas primárias das eleições legislativas em Israel
Premiê israelense, Benjamin Netanyahu entrega documento antes de votar para as primárias do Likud nesta segunda-feira (26) (Foto: Reuters)

A ala dura do Likud, o partido de direita do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ganhou terreno neste segunda-feira (26), ao final das primárias para escolher os candidatos das eleições legislativas de janeiro.

Segundo resultados definitivos, anunciados no Parque de Exposições de Tel Aviv para uma centena de militantes, os candidatos mais conservadores, especialmente os ligados ao lobby dos colonos, garantiram posições na lista que lhes permitem acreditar em uma eleição sem dificuldades.

O líder do lobby dos colonos, Moshé Feiglin, aparece na 14ª posição da lista dos candidatos do Likud para as legislativas de janeiro, à frente da ministra da Cultura, Limor Livnat, 17ª.

Candidatos mais moderados, como o vice-premier Dan Meridor e os ministros Benny Begin e Michael Eitan, ficaram em posições com pouca possibilidade de chegar ao Knesset, o Parlamento de Israel.

No discurso de encerramento das primárias, Netanyahu felicitou a nova “equipe”, e tentou minimizar os inconvenientes da lista assinalando que os elementos mais moderados do partido não foram totalmente eliminados: “esta equipe provém de todos os segmentos da sociedade e representa todos os segmentos da sociedade”.

Na semana passada, o lobby dos colonos divulgou uma “classificação” dos candidatos do Likud em função de sua posição sobre a criação de um Estado palestino. A trégua concluída na quarta-feira (21), após oito dias de bombardeio contra a Faixa de Gaza que mataram 170 pessoas entre israelenses e palestinos, também pesou sobre a decisão dos eleitores da direita.

Segundo o Likud, cerca de 60% dos 123 mil membros do partido participaram das primárias para designar a lista dos candidatos ao Knesset (Parlamento) nas eleições antecipadas de 22 de janeiro.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas