Agora MT Mundo ONU reúne 1 milhão de assinaturas em apoio a paquistanesa baleada
MUNDO

ONU reúne 1 milhão de assinaturas em apoio a paquistanesa baleada

Malala, de 15 anos, foi atacada por fazer críticas aos Talibãs em blog. Ela já caminha, fala e lê e tem progresso 'satisfatório', diz embaixador.

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

Imagem: BALA ONU reúne 1 milhão de assinaturas em apoio a paquistanesa baleada
Malala e sua família no hospital em 26 de outubro (Foto: Reuters)

O enviado das Nações Unidas para a Educação, Gordon Brown, apresentou às autoridades paquistanesas uma petição assinada por mais de um milhão de pessoas em apoio à jovem ativista pelo direito das mulheres à educação, Malala Yousafzai, que sobreviveu a um ataque dos talibãs.

A menina de 15 anos foi baleada há um mês em Mingora, a principal cidade do Vale de Swat (noroeste), por membros do Movimento Talibã do Paquistão (TTP), que invadiram o ônibus escolar em que ela estava viajando.

A jovem Malala, atingida com um tiro na cabeça, sobreviveu ao ataque e depois foi transferida para o hospital Queen Elizabeth, em Birmingham, na Inglaterra, para cuidados de longa duração.

A história da Malala emocionou milhões de pessoas no exterior e revelou os problemas do sistema público de educação no Paquistão, um país de 180 milhões de pessoas.

Petição
Brown apresentou às autoridades paquistanesas uma petição assinada por “mais de um milhão de pessoas” em apoio à “corajosa menina Malala Yousafzai” e às 32 milhões de meninas em todo o mundo que não têm acesso a educação.

“Malala e sua família acreditam que há muitas outras meninas e famílias mais corajosas em seu país que querem defender o direito de todas as crianças, especialmente as meninas, ao acesso à educação”, disse Brown, ex-primeiro-ministro britânico.

De acordo com um relatório da ONU, 5,1 milhões de crianças paquistanesas não frequentam a escola e, deste número, 63% são meninas. E o Paquistão investe menos de 2,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB) na educação, segundo dados do Unicef, o que o classifica entre os dez piores países do mundo nesse sentido.

“Nós da comunidade internacional vamos apoiar sua determinação para garantir que todas as meninas possam frequentar a escola sem medo”, acrescentou Brown.

Direto das mulheres
Malala Yousufzai é a mais jovem defensora dos direitos das mulheres à educação.

Ela é conhecida no exterior por seu blog, hospedado no site da BBC, no qual denuncia os atos de violência cometidos pelos talibãs no Vale de Swat, onde chegaram a tomar o poder entre 2007 a 2009.

No ano passado, a adolescente recebeu o primeiro Prêmio Nacional da Paz criado pelo governo paquistanês e foi indicada ao prêmio internacional de Crianças para a Paz da fundação Kids Rights.

O Talibã reivindicou a autoria do atentado contra Malala, mas tentou se justificar pelo ato condenado de forma unânime por Estados Unidos, França, organizações dos direitos Humanos, governo e imprensa paquistaneses.

“Malala foi tomada como alvo por seu papel pioneiro na defesa do laicismo e da chamada moderação’, escreveu um porta-voz talibã em um e-mail.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas