Agora MT Mundo Prefeito de município do subúrbio de Paris inicia greve de fome por...
MUNDO

Prefeito de município do subúrbio de Paris inicia greve de fome por verba

Ele protesta contra os cinco milhões de euros a menos em seu orçamento. Sevran tem 51 mil habitantes e taxa de desemprego de 20%.

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

Imagem: GREVE Prefeito de município do subúrbio de Paris inicia greve de fome por verba
Gatignon acampa em frente à Assembleia Nacional (Foto: AFP)

O prefeito de um dos municípios mais pobres da França percorreu, nesta sexta-feira (9), os cerca de 15 km que separam Sevran dos bairros elegantes de Paris para iniciar uma greve de fome em protesto contra os cinco milhões de euros a menos em seu orçamento.

“Os pedidos e os discursos não bastam”, declarou Stéphane Gattignon, de 43 anos, prefeito desde 2001 de Sevran, no começo da greve diante da Assembleia Nacional.

Esta cidade-dormitório de 51.000 habitantes no nordeste do Paris concentra todos os problemas dos subúrbios franceses – taxa de desemprego de 20%, tráfico de drogas, formação de guetos de população de origem estrangeira, falta de assistência médica, etc.

Entre 2009 e 2011, dezenas de pessoas morreram em casos ligados ao tráfico de drogas, o que provocou terror entre os habitantes.

“Se não conseguirmos esses cinco milhões de euros, não poderemos pagar as empresas que trabalham atualmente para nós”, acrescentou Gattignon, o antigo comunista agora do grupo verde, sentado em uma tenda.

“Ficarei aqui até terça-feira, e se for necessário, mais”, acrescentou, em referência ao retorno dos parlamentares à Assembleia.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas