Agora MT Mundo Raúl Castro diz que reformas econômicas seguem em 'passo firme'
MUNDO

Raúl Castro diz que reformas econômicas seguem em ‘passo firme’

Presidente cubano disse que estatais usarão técnicas modernas de gestão. Reformas, entretanto, visam preservar o socialismo na ilha.

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

Imagem: RAUL CASTRO Raúl Castro diz que reformas econômicas seguem em 'passo firme'
Raul Castro falou sobre as reformkas econômicas em Cuba durante reunião da Assembleia Nacional nesta quinta-feira (13) (Foto: Ismael Francisco/Cubadebate/Reuters)

O presidente cubano Raúl Castro afirmou que as reformas econômicas seguem em “passo firme” e serão aprofundadas visando preservar o socialismo na ilha, onde as empresas estatais começarão a aplicar “técnicas modernas de gestão” em 2013.

“Valorizamos o fato de que o modelo econômico cubano (…) caminha a passo seguro e começa a abordar questões de maior alcance, maior complexidade e profundidade”, disse o presidente cubano, de 81 anos.

Raúl Castro destacou que as mudanças “partem da premissa de que tudo o que for feito visa a preservação e o desenvolvimento em Cuba de uma sociedade socialista sustentável e próspera, única garantia da independência e da soberania nacional”.

O presidente anunciou que a partir do primeiro trimestre de 2013 começarão as experiências e testes de “técnicas modernas de gestão em entidades produtivas e de serviços com superior autonomia para elevar seus resultados e eficiência”, algo que se estenderá às demais empresas estatais na Ilha.

Raúl Castro, que substituiu seu irmão Fidel em 2006, deu início a reformas para tornar mais eficiente o esgotado modelo econômico centralizado, de desenho soviético, que Cuba seguiu durante quase meio século.

As reformas, que o governo qualifica de “atualização” do modelo socialista, abriram espaço à iniciativa privada e ao trabalho autônomo.

Como parte das medidas, o governo entregou terras estatais para lavradores e pecuaristas, autorizou a venda de imóveis e carros, permitiu a criação de cooperativas não agrícolas e criou conglomerados de empresas estatais, similares aos existentes em países capitalistas.

Havana também suspendeu diversas proibições que pesavam sobre os cubanos, como a posse de celulares e restrições a viagens ao exterior (a partir de 14 de janeiro).

“Estamos avançando para reduzir o endividamento externo sobre a base do estrito cumprimento dos compromissos financeiros assumidos nos últimos anos, o que permite ir recuperando a credibilidade internacional na economia cubana”, destacou Raúl Castro.

“É preciso reduzir o imobilismo, a superficialidade e a improvisação que persistem na maioria de nossos investimentos”, concluiu o líder cubano.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas