Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Use a estratégia militar para cumprir lista de metas de fim de...
SAúDE E BEM-ESTAR

Use a estratégia militar para cumprir lista de metas de fim de ano

Especialista explica como alcançar objetivos: priorize, banque, persista e adapte-se

Fonte: ZH - DONNA
VIA

Imagem: ano novo Use a estratégia militar para cumprir lista de metas de fim de ano
Foto: PATRICK PLEUL / AFP

Para não desistir da lista de metas e objetivos do novo ano antes mesmo do Carnaval, vale a pena conferir as dicas do professor Fábio Zugman, autor de livros sobre empreendedorismo e criatividade. Com base na estratégia militar, bastante utilizada por empresas no mundo inteiro para estabelecer objetivos e determinar a melhor forma de chegar a eles, Fábio diz que o erro da maioria das pessoas que faz planos para o ano vindouro é elaborar listas grandes demais.

Segundo ele, em vez de diversos itens ou etapas, a lista precisa manter as coisas simples. O autor diz que as lições da história mostram que podemos atingir objetivos que valham a pena seguindo quatro passos: priorizar, pagar o preço, seguir em frente e adaptar-se. Veja mais detalhes a seguir:

:::: Priorize Um ditado da área militar diz que se você quer que algo seja feito, o melhor a fazer é criar uma lista com seus 10 principais objetivos. Em seguida, ordene todos por ordem de importância. Pronto? Agora risque os oito que estão no fim.

— É comum termos vários planos e objetivos, mas quanto mais tentamos fazer ao mesmo tempo, menos avanços temos, mais nos confundimos e mais frustrados nos sentimos. Escolha uma ou duas coisas que realmente importam e as resolva de forma firme, mas calma — recomenda Fábio.

:::: Pague o preço Tudo tem um preço. Se um exército escolhe atacar o inimigo, deve pagar o preço da resistência. Se você está em um relacionamento ruim, o preço será o processo de separação e a perspectiva de ficar solitário. Se algo é realmente importante, você deve se preparar mentalmente, fisicamente e, de vez em quando, financeiramente para pagar o preço.

— Muitas vezes sabemos o que queremos mudar, mas não queremos ou temos medo de pagar o preço. Toda mudança possui um custo. Então vá em frente, pague logo de uma vez e siga com seus projetos de vida — afirma o autor.

:::: Siga em frente Nenhuma mudança é fácil. Fábio diz que é comum empreendedores e pessoas em mudanças de carreira acreditarem que, uma vez alcançados os objetivos, tudo estará bem. Isso não é verdade. Quanto mais nova a empresa, mais chances as coisas têm de sair errado. Um novo emprego costuma ter suas dificuldades. Até objetivos que parecem simples, como entrar em forma, exigem mudança na rotina, o que, por sua vez, exige esforço. O importante é saber que se você decidiu fazer algo deve tentar fazê-lo até o fim.

:::: Adapte-se Uma coisa é desistir porque algo é difícil, outra porque as circunstâncias mudaram. Se você decidiu arrumar um novo emprego em 2013 porque seu chefe torna sua vida um inferno e um novo colega deixou as coisas mais suportáveis, talvez seja hora de rever seus objetivos. Fábio Zugman dá o que chama de regra de ouro da mudança: nunca desista por falta de esforço ou na primeira dificuldade, mas quando as circunstâncias mudam, você deve avaliar se está na hora de mudar seus planos.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas