Agora MT Mundo Manifestantes voltam ao centro do Cairo dois anos após revolução
MUNDO

Manifestantes voltam ao centro do Cairo dois anos após revolução

Movimento que tirou Mubarak do poder faz aniversário nesta sexta (25).

Fonte: Da redação com G1
VIA

Manifestantes tentam escapar de fogo ateado em tendas pela polícia na Praça Tahrir, no Cairo, nesta sexta-feira (15) (Foto: Reuters)
Manifestantes tentam escapar de fogo ateado em tendas pela polícia na Praça Tahrir, no Cairo, nesta sexta-feira (15) (Foto: Reuters)

Os manifestantes começavam a chegar nesta sexta-feira (25) ao centro do Cairo, no Egito, onde a oposição egípcia convocou manifestações para celebrar o segundo aniversário do início do movimento popular que forçou o ex-presidente Hosni Mubarak a renunciar no início de 2011.

Alguns manifestantes passaram a noite na praça Tahrir, epicentro da revolução de janeiro e fevereiro de 2011.

Na quinta-feira (24) à noite, ocorreram breves confrontos entre a polícia e os manifestantes, que tentavam destruir um muro de blocos de concreto para permitir a livre circulação no centro da cidade.

O ministério do Interior indicou que cinco policiais ficaram feridos e convocou os manifestantes a evitar os confrontos com as forças de ordem.

O presidente egípcio, Mohamed Mursi, pediu na quinta aos egípcios que celebrem “de maneira pacífica e civilizada” o segundo aniversário da revolta.

Já a oposição convocou um protesto contra Mursi e a Irmandade Muçulmana, o movimento do presidente islamita, utilizando as mesmas palavras de ordem lançadas há dois anos: “Pão, liberdade, justiça social”.

“Vamos sair às praças para finalizar os objetivos da revolução”, escreveu no Twitter Mohamed El Baradei, uma das principais figuras da oposição laica.

Nesta sexta-feira estão previstas concentrações na emblemática praça Tahrir, diante do palácio presidencial de Heliópolis, situado nos arredores da capital, e em várias outras cidades, como Alexandria (norte) e Asiut (centro).

A Irmandade Muçulmana não fez um chamado oficial a se manifestar. Para celebrar o segundo aniversário da revolução, lançou uma iniciativa intitulada “Juntos construímos o Egito”, que integra uma série de ações sociais e de caridade.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas