Agora MT Mundo Dez mil pessoas protestam contra líder da oposição no Camboja
MUNDO

Dez mil pessoas protestam contra líder da oposição no Camboja

Kem Sokha disse que prisão de Tuol Sleng é invenção de vietnamitas.

Fonte: DA REDAÇÃO COM G1
VIA

Dez mil pessoas participam de um protesto no CambojaDez mil pessoas se reúnem durante um protesto em Phnom Penh, no Camboja, neste domingo (9). Segundo os manifestantes, o protesto é direcionado ao Kem Sokha, vice-presidente do Grupo de Resgate Nacional Camboja (CNRP), que afirmou que a prisão de Tuol Sleng não foi obra da organização Khmer Vermelho, mas sim uma invenção de insavores vietnamitas que derrubaram o regime na época, informou a agência de notícias France Presse.

O regime do Khmer Vermelho matou um quarto da população do Camboja em menos de quatro anos (1975-1979), esvaziando as cidades, suprimindo a moeda, a religião, a educação e afundando a sociedade no terror e na paranoia.

O povo cambojano saiu às ruas neste domingo levando fotos das vítimas do Khmer Vermelho, indignado com a declaração. Chum Mey, um sobrevivente  da prisão de Tuol Sleng, criada na época do genocídio, também participa da manifestação e conta sua versão à imprensa local sobre o regime daquela época, segundo a AFP.

Khmer Vermelho
O chefe torturador do Khmer Vermelho, Kaing Guek Eav, conhecido como Duch, foi o primeiro acusado a ser julgado sozinho e condenado em 2012 à prisão perpétua por sua responsabilidade na morte de cerca de 16 mil pessoas no centro de detenção e torturas de Tuol Sleng, em Phnom Penh.

O Khmer Vermelho governou o Camboja a partir de 1975 com o objetivo de instaurar um regime socialista rural de orientação maoísta, mas foi derrotado pelo Exército vietnamita em 1979

O chefe supremo do Khmer Vermelho, Pol Pot, morreu em 1998 na selva do norte do Camboja, onde dirigia a guerrilha maoísta.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas