Agora MT Notícias Jogadores e técnicos analisam surpreendente campanha do Mogi
BASQUETE

Jogadores e técnicos analisam surpreendente campanha do Mogi

Fonte: Da Redação com Globoesporte
VIA

De azarão para os especialistas no começo do NBB à sensação do campeonato. A história do Mogi das Cruzes na temporada 2013/2014 do Novo Basquete Brasil vem chamando a atenção de todos os que acompanham o basquete, incluindo treinadores e jogadores adversários e também o maior ídolo do esporte da bola laranja no país. Alguns dos principais nomes do basquete brasileiro analisaram a campanha do Mogi e os motivos que podem ter levado a equipe tão longe. Classificado em 12º na primeira fase, o time superou Pinheiros e Limeira nos playoffs e só foi eliminado na semifinal pelo Flamengo.

Oscar Schmidt, maior cestinha brasileiro na história, Lula Ferreira, técnico do tradicional time do Franca, Demétrius Ferracciú, treinador do Limeira na temporada e ex-jogador do Mogi, e Helinho, armador do Uberlândia, deram suas opiniões sobre a equipe do Mogi das Cruzes no NBB 6.

REI RUBRO-NEGRO

Um dos clubes dos quais Oscar Schmidt tem melhores recordações é o Mogi das Cruzes. O “Mão Santa” enfrentou o Mogi em diversas oportunidades em meados da década de 1990 e afirma que, desde aquela época, a torcida mogiana já era o “sexto-jogador” da equipe.

– Claro que a torcida pressionava demais, mas o aro ficava grande quando eu jogava contra eles. A torcida sempre pesa para o time da casa. Existem muitos jogadores que não jogam fora como jogam em seus domínios – falou Oscar.

O ex-jogador também disse gostar do retorno de Mogi ao cenário do basquete nacional, mas afirmou que teme o fato de uma equipe de baixo orçamento chegar tão longe. A preocupação ocorre pelo receio de que essa prática se torne comum, com equipes acreditando ser possível fazer boas campanhas com investimentos baixos.

VOZ DA EXPERIÊNCIA

Um dos maiores e mais experientes treinadores de basquete no país em todos os tempos, o técnico Lula Ferreira, que teve seu contrato com o tradicional time do Franca renovado, diz que a boa campanha do Mogi no NBB 6 ocorreu por um conjunto de fatores, entre eles, a presença do ex-jogador da seleção brasileira, Nilo Guimarães, no comando do projeto.

– Essa conquista é uma somatória de motivos: o início com alguém do ramo na gerência do projeto, o trabalho de um técnico competente como o Paco García, que trouxe experiência da Europa, e uma equipe de trabalho competente, com assistentes comprometidos, além dos jogadores que acreditaram. O Paco conseguiu carimbar alguns atletas que ainda não tinham sido protagonistas e já conseguiram muita coisa – disse Ferreira.

Para o treinador francano, é positivo o protagonismo do Mogi no basquete brasileiro, principalmente por ser uma equipe de orgaçamento reduzido.

– Para o esporte no país isso é bom, porque Mogi está representando um trabalho de outras equipes que têm o mesmo pensamento, mas que não conseguiram chegar tão longe – finalizou.

MARCADO NA PELE

Depois de eliminar o poderoso Pinheiros nas quartas de final, o Mogi das Cruzes teve de superar o Limeira na fase seguinte para confirmar a vaga na seminal. No comando do esquadrão limeirense esteve um velho conhecido dos mogianos: o técnico Demétrius Ferracciú, que como jogador defendeu o Corinthians/Mogi no início dos anos 2000. E Ferracciú sentiu na pele a força da integração entre o time e a torcida do Mogi das Cruzes na série contra sua equipe.

– A força do Mogi vem primeiro da união do time, que tem de ser fechado. Isso contagia a torcida. Não é sendo a torcida que coloca os jogadores na partida, mas o contrário. O Mogi teve o mérito de atuar de uma maneira que trouxe o público para jogar junto – comentou.

Mas Ferracciú, que não teve seu contrato com o Limeira renovado após seis temporadas, também cita o forte sistema defensivo do Mogi como méritos na campanha de seu algoz.

– O time tomou gostou por marcar pressão, com muito contato físico, e essa situação faz com que ele esteja sempre brigando e ganhando jogos importantes. Com isso a torcida compra a ideia de ver uma equipe guerreira e vai junto, independente de resultado.
FILHO DE TREINADOR

Com uma carreira quase toda construída ao lado de seu pai, o lendário técnico Hélio Rubens, o experiente armador Helinho, do Uberlândia, cita como principal motivo para o sucesso do Mogi no NBB justamente a interação entre treinador e jogadores. Para ele, a entrega dos atletas mogianos e o cumprimento à risca das ordens passadas pelo técnico Paco García podem ser considerados os principais ingredientes que fizeram do Mogi a sensação do NBB 6.

– A ascensão do Mogi das Cruzes é um reflexo do comprometimento dos jogadores com o que é proposto pelo técnico. Joguei contra eles e acabamos vencendo as duas partidas, mas notei que o time fazia o que era pedido e tinha o mesmo comportamento em quadra vencendo por 10 ou perdendo por 10 pontos. Os jogadores do Mogi confiam muito um nos outros. Eles se doam ao esquema e quando isso acontece, com o espírito que eles têm, é muito difícil vencê-los – disse Helinho.

Relacionadas

Corpo de jovem morto a enxadadas é encontrado enterrado em região de pasto

O corpo de um jovem desaparecido desde o início do mês de abril, no município de Tangará da Serra-MT, foi localizado pela Polícia Civil,...

Polícia Civil identifica e prende autores de crimes de roubo e furto em Rondonópolis

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, identificou e prendeu os autores de crimes de roubo...

Novo Código Civil deve propor herança de redes sociais e milhas aéreas

O texto do Novo Código Civil, em discussão no Senado, deve propor um conjunto de regras para regular os bens digitais a morte. O...

Homem é preso pela Polícia Militar com tabletes de cocaína

Um homem de 34 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar por tráfico de drogas e direção perigosa, na manhã desta segunda-feira (22),...

A pedido do MPF, Ministério da Agricultura revê procedimento de alteração do calendário da soja no MT

A atuação do Ministério Público Federal (MPF) conseguiu com que a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), se...

Homem é assassinado com facada no coração durante briga em lanchonete

Um homem identificado como William Osmar de Oliveira Alves, 33 anos, morreu após ser atingido por três golpes de faca, na noite desta quinta-feira...

Jovem é preso por direção perigosa e moto é apreendida

Um jovem de 20 anos foi preso pelo grupo de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO) da Polícia Militar (PM) pelos crime de...

Operação Market cumpre buscas e prende cinco em flagrante por tráfico de drogas e associação

Uma investigação da Polícia Civil para identificar os responsáveis pelo tráfico de drogas no município de Nova Lacerda resultou nesta terça-feira (23.040 na prisão...

Trio é detido após invadir loja e furtar bicicletas elétricas em Rondonópolis

Dois jovens de 18 e 20 anos foram presos e um adolescente de 14 anos apreendido pela Polícia Militar (PM) pelo crime de furto, na...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas