Agora MT Mais Notícias Conectado no RH Conectado no RH | 7 Dicas para realizar uma boa entrevista de...
CONECTADO NO RH

Conectado no RH | 7 Dicas para realizar uma boa entrevista de emprego

FONTE
VIA

Se faz parte das atribuições do seu cargo realizar entrevistas com candidatos a uma vaga de emprego na sua empresa, como você se prepara para esse momento?

Saiba que o processo de entrevista começa na preparação para realizá-la. É preciso conhecer o cargo a ser ocupado e suas atribuições, para assim direcionar perguntas específicas e não se perder no momento em que estiver frente a frente com o candidato e acabar virando uma conversa sem foco.

Vejamos algumas dicas para ajudar nesse momento:

1 – Elabore um roteiro para cada cargo que será entrevistado. Esse roteiro garante que o entrevistador não se perca no momento da entrevista e permite que todos os candidatos passem por um processo semelhante, facilitando a avaliação final e tornando o processo mais justo.

2 – Procure agendar os candidatos com um intervalo suficiente para que não se encontrem no momento que estiverem aguardando sua vez.

3 – Reserve um tempo da entrevista para um “quebra-gelo” inicial, comece com perguntas mais fáceis.

4 – Explique como será o processo seletivo e como se dará as etapas do mesmo.

5 – Evite fazer perguntas que não terão utilidade posteriormente.

6 – Seja amigável e gentil com os candidatos para que não pareça um interrogatório.

7 – Sempre faça uma devolutiva aos candidatos, comunique as pessoas que não foram escolhidas. Pense que a pessoa está esperando pela resposta e que conseguir o emprego ou não pode fazer toda a diferença a ela.

Lembre-se que o candidato é também um cliente da empresa, ele levará consigo a impressão que teve da organização. O processo de seleção é uma via de mão dupla, não somente a empresa está escolhendo a pessoa, como o candidato também escolhe a empresa.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas