Agora MT Política Acompanhado de lideranças, prefeito apresenta demandas do município ao governador
POLíTICA

Acompanhado de lideranças, prefeito apresenta demandas do município ao governador

Da redação com assessoria
VIA

Foto – Thiago Martins  / assessoria
Foto – Thiago Martins / assessoria

O prefeito Percival Muniz apresentou, na tarde desta terça-feira (28), em Cuiabá, numa reunião de trabalho, ao governador Pedro Taques, as principais demandas e reivindicações de Rondonópolis e região Sul, sendo que algumas com necessidade de soluções emergenciais. As principais demandas estão concentradas em áreas como segurança, saúde e infraestrutura, que são de obrigação do Estado.

Realizada no Palácio Paiaguás, a reunião de trabalho, que durou mais de três horas, contou também com a presença de várias lideranças políticas da cidade e foi acompanhada pelos secretários estaduais de Saúde, Infraestrutura, Fazenda e a adjunta de Segurança, Marco Bertúlio, Marcelo Duarte, Paulo Brustolin e Alessandra Saturnino, respectivamente.

“Viemos para esta audiência mostrar as nossas necessidades e ajudar o governo do Estado a regularizar algumas situações e, com isso, melhorar a atuação nos municípios. O momento exige a união de forças para atender e melhorar as condições de vida da nossa população. E tenho a confiança de que vai melhorar”, disse o prefeito de Rondonópolis, acrescentando que a reunião de trabalho foi produtiva e o governador Pedro Taques está de parabéns por manter o diálogo aberto com os municípios.

Em relação à Saúde Pública, onde o Estado acumula com o município, por conta de atrasos nos repasses obrigatórios, uma dívida de R$ 4,5 milhões, o prefeito Percival ressaltou que, além da regularização dos valores devidos, é preciso ampliar o atendimento à saúde em Rondonópolis, que como cidade polo é referência para muitos municípios da região Sul.

O secretário de saúde, Marco Bertúlio, afirmou que o Estado trabalha para ampliar os serviços de saúde na região Sul de Mato Grosso. “O conselho Estadual de Saúde irá discutir e na sequência apresentar a perspectiva de aplicação do serviço e o impacto financeiro para o Estado”, explicou.

O Estado, além do atraso no repasse de recursos, também não tem feito com regularidade os repasses dos medicamentos das Farmácia de Alto Custo, o que tem ocasionando uma série de problemas para quem necessita destes medicamentos.

Sobre repasses ligados à saúde, o governador informou que o Estado já está trabalhando na elaboração de um cronograma para regularizar esta situação.

Ainda na área da Saúde, Percival falou que uma outra preocupação é com a situação administrativa e funcional do Hospital Regional de Rondonópolis, que é gerenciado por uma Organização Social de Saúde – OSS, a Sociedade Beneficente São Camilo. Pois, o contrato da OSS com o Estado vence no próximo sábado (31) e os médicos, em meio as incertezas, já suspenderam cirurgias, deixando pacientes do SUS de toda a região preocupados.

O governador buscou tranquilizar a todos ao dizer que o secretário de Saúde estará se reunindo, antes do término do contrato, com os diretores da organização responsável pelo gerenciamento do Hospital Regional para discutirem a situação.
Infraestrutura
As condições do Anel Viário, das estradas e melhoria na infraestrutura das vias do Distrito Industrial, que recebe diariamente fluxo intenso de carretas, também foram tratadas na reunião.
Apesar de o Estado apresentar um quadro financeiro crítico, o governador destacou que o poder executivo “tem trabalhado firme para, além de colocar em dia o repasse da saúde, também debater a questão da infraestrutura”.

O secretário de infraestrutura, Marcelo Duarte, informou que será realizado um plano emergencial para recuperação de rodovias e estradas.

“Estamos lançando esse plano de socorro às rodovias em parceria com as prefeituras para evitar acidentes e melhorar a segurança nas estradas. Faremos um termo de cooperação técnica com cada prefeitura, dando responsabilidade a cada parte. O governo entrará com diesel, massa asfáltica e a prefeitura com mão de obra”, explicou.

Segurança

Em todas as regiões a segurança pública será prioridade nesta gestão, segundo a secretária adjunta de segurança, Alexandra Saturnino. “Vamos realizar um trabalho integrado com foco em quatro crimes: furto, roubo, homicídio e tráfico de drogas”.

Relacionadas

Empresário Paulo Backes assume diretório municipal do Republicanos em Rondonópolis

Paulo Backes, jovem empresário no segmento atacadista e distribuidor, que foi empossado Presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Mato Grosso -...

Governo lança programa que facilita crédito e renegocia dívidas de pequenos negócios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (22), a medida provisória (MP) que cria o Programa Acredita, um pacote de ações...

Nininho assume presidência das comissões de Agropecuária e de Revisão Territorial

O Núcleo Ambiental de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) finalizou nesta quarta-feira (17) a instalação das suas comissões permanentes e...

Relatório do CNJ aponta ‘falta de imparcialidade e transparência’ de Sergio Moro na Lava Jato

O relatório do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sobre a atuação do ex-juiz Sergio Moro e desembargadores na Operação Lava Jato apontou que existiu...

Senado deve votar nesta terça se posse e porte de qualquer quantidade de droga ilícita é crime

O plenário do Senado começa a votar nesta terça-feira (16) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que criminaliza a posse e o porte...

Em resposta ao STF, Senado aprova a PEC que criminaliza porte e posse de droga

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) a PEC (proposta de emenda à Constituição) que criminaliza a posse e o porte de qualquer...

Defesa de Bolsonaro pede ao STF anulação da operação que investiga suposto golpe de Estado

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (18), representada pelo partido Progressistas, um pedido para anular a...

Prazo para regularizar o título de eleitor termina em 8 de maio

O prazo para solicitar o título de eleitor ou regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral — para que seja possível votar nas eleições...

Governo de MT firma parceria com Ministério do Meio Ambiente e Mato Grosso do Sul para proteção do Pantanal

O Governo de Mato Grosso assinou, nesta quinta-feira (18), um termo de cooperação com o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e o...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas