Agora MT Destaques Falência do sistema deixa INSS em Rondonópolis com acúmulo de atendimentos
SUPERLOTAÇÃO

Falência do sistema deixa INSS em Rondonópolis com acúmulo de atendimentos

Por Wlly Garcês
VIA

Atendimento em Rondonópolis - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Atendimento em Rondonópolis – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

Com a drástica redução no número de médicos lotados na agência social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rondonópolis, os atendimentos referentes a perícia médica se acumularam. Acontece que além da baixa na agência local, em cidades vizinhas esse tipo de atendimento foi extinguido, sendo todos redirecionados para cá.

Atualmente o município conta com apenas três médicos, antes eram sete, além dos profissionais que existiam na região. Uns pediram exoneração e outros se aposentaram. Todas as cidades da região Sul, além de cidades de outros estados, como Sonora-MS e Santa Rita do Araguaia-GO, dependem da agência de Rondonópolis.

Por isso, o Pedido de Prorrogação (PP), Pedido de Reconsideração (PR) e Pedido Inicial (PI) estão acumulados, sendo que alguns casos, o atendimento foi agendado apenas para novembro deste ano.

Emerson Neves fala sobre a situação em Rondonópolis - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Emerson Neves fala sobre a situação em Rondonópolis – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

De acordo com o gerente geral do INSS em Rondonópolis, Emerson Martins Neves, a agência atende diariamente em torno de 300 pessoas, destas, cerca de 30 são para perícia médica. Entretanto, a demanda de perícia é de 70 pacientes ao dia.

“Esta agência já teve muitos profissionais da saúde, mas hoje o cenário é completamente diferente e a demanda é bem maior”, comentou.

O local também atende pedidos de reabilitação profissional de dez cidades do norte do Estado, como Tangará da Serra e Sinop.

A empresária Fernanda Soares da Silva conta que enfrentou esta dificuldade com funcionário. De início, o pedido havia sido agendado para o fim do ano, ou o rapaz deveria procurar o atendimento na Capital.

“O Governo só aumenta os impostos e não dá o devido atendimento para quem precisa. Quem está atrás desse recurso é que realmente precisa e não pode esperar”, contou ela.

Devido a urgência, o trabalhador foi reagendado para o fim deste mês.

OUTRO LADO

A assessoria de imprensa da Superintendência Regional Centro Oeste-Norte do INSS, admitiu em nota que o efetivo existente em Rondonópolis não é o suficiente para a demanda da cidade e região.

Em contraponto, segundo o órgão, existe um processo seletivo em andamento para a contratação de nove médicos temporários em todo o Mato Grosso para a realização de Perícias Médicas.

Confira na íntegra a nota:

Em atenção à solicitação do Agora MT, esta Assessoria esclarece:

A Agência da Previdência Social (APS) de Rondonópolis possui três médicos peritos fixos. No entanto, esse efetivo não comporta toda a demanda local e as oriundas de outras localidades.

Para contornar o problema, o INSS tem realizado convocações periódicas, com a apoio de peritos médicos de outras unidades do INSS no Estado.

Além disso, foram abertas inscrições para contratação de nove médicos temporários para realização de Perícias Médicas, com o objetivo de melhorar o atendimento no Estado de Mato Grosso, até que sejam realizados novos concursos públicos. O INSS está procedendo a formalização desses contratos, para, em seguida, iniciar o treinamento desses profissionais.

Agência da Previdência Social (APS) de Rondonópolis é uma das contempladas neste processo. Também foram destinadas vagas para unidades do INSS na Região, tais como Jaciara, Primavera do Leste e Campo Verde, o que pode melhorar a migração da demanda. Também foram contempladas as cidades de Cáceres, Colniza, Juara, Juína e Tangará da Serra.

O INSS agradece a oportunidade de divulgação dessas iniciativas, de forma que os segurados tenham conhecimento das providências que estão sendo adotadas em todo o Estado do Mato Grosso.

Relacionadas

Motociclista morre após perder controle da direção e cair em avenida

Um motociclista identificado como Leandro Borges de Araújo morreu após um acidente na avenida Lions Internacional, na noite desta quinta-feira (18), em Tangará da...

Casal é preso suspeito de envolvimento em homicídio em disputa por tráfico de drogas

Um casal, sendo o homem de 27 anos e a mulher de 24 anos, foi preso pelos investigadores da Delegacia Especializada de Homicídios e...

Motociclistas ‘desafiam’ Polícia e acabam detidos pela Força Tática

Dois jovens foram presos e um adolescente apreendido pela Força Tática após desafiarem a Polícia Militar (PM), neste sábado (13), em Rondonópolis-MT. Eles devem...

Operação cumpre 90 prisões contra alvos investigados por tráfico e associação criminosa

Noventa mandados de prisão estão em cumprimento nesta manhã de quinta-feira (17.04), pela Polícia Civil de Mato Grosso, na Operação Recovery Ultimato, coordenada pela...

Empresário do ramo de joalheria é preso por furto qualificado e lavagem de dinheiro

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande, realizou na quinta-feira (11), a prisão de dois...

Após ação da Defensoria, candidata de Rondonópolis consegue antecipar colação de grau e tomar posse em concurso

Após ação da Defensoria Pública de Mato Grosso, uma jovem de 26 anos conseguiu a antecipação da colação de grau e, na última segunda-feira...

União realiza amistoso com entrada gratuita neste sábado (20)

O União Rondonópolis irá realizar neste sábado (20), às 16 horas, no estádio Luthero Lopes, um amistoso contra o Novo REC. A partida terá...

Proprietário de frigorífico clandestino de peixes é autuado por crimes ambientais

O proprietário do estabelecimento comercial, que funcionava como abatedouro e frigorífico ilegal de pescado, alvo de uma operação conjunta deflagrada pela Polícia Civil, Vigilância...

Vídeo de fevereiro mostra que mulher morta pelo noivo já tinha sido ameaçada e agredida antes

Um vídeo de fevereiro de 2024 mostra que Leidiane Ferro da Silva, vítima de feminicídio na última segunda-feira (15), já havia sido ameaçada e...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas