Agora MT Opinião do Leitor Conquistas, avanços e sonhos a realizar
OPINIãO DO LEITOR

Conquistas, avanços e sonhos a realizar

FONTE
VIA

Por Paulo Zamar Taques

Ouvir com atenção, com responsabilidade e com verdade para atender as demandas e as necessidades da população tem sido um dos grandes desafios do governo Pedro Taques nesses seis meses de gestão. Desafio que se soma a outros tantos, mas que se faz presente como pano de fundo em todas as decisões governamentais.

Ao lançar o Programa Transforma Mato Grosso, o governador vem a público não só reiterar os compromissos assumidos com o eleitor durante a campanha, mas, também, prestar conta à população sobre as conquistas e os avanços obtidos por toda a equipe de governo, que trabalha de forma integrada e baseada no conceito de transversalidade das políticas públicas.

A palavra de ordem é transformar. Transformação que continuará sendo a mola propulsora para a realização das três mil ações anunciadas pelo governador, que deverão ser cumpridas até dezembro deste ano e que foram chanceladas pelos secretários de Estado, com a assinatura do 2º Acordo de Resultados. Para isso serão investidos mais de R$ 3 bilhões, incluindo operações de crédito que serão revertidas em obras e serviços.

Ao contrário da lacantina feita por algumas “viúvas” do passado, que pregam de forma irresponsável as sementes da insegurança, da incerteza e da discórdia, querendo fazer parecer que o Estado estava parado, com olhos voltados ao retrovisor, os números apresentados pelo governo deixam claro que o solo por aqui é desértico para maledicências, mas absolutamente fértil para a dedicação ao trabalho, a legalidade, as posturas éticas e para as ações responsáveis.

Nesse sentido, ressalto algumas ações significativas na Saúde, Segurança Pública, Educação, entre tantas que foram realizadas também na Cultura, Esporte e Lazer, Trabalho e Assistência Social, Justiça e Direitos Humanos, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cidades, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Fazenda e Gestão.

Na área da Saúde vale destacar a regularização dos repasses aos municípios e o apoio à gestão municipal na construção do novo Pronto-Socorro, bem como o repasse para a realização de cirurgias no Hospital São Benedito. Aquisição de ambulâncias para atender a todos os municípios, em parceria que deve ser destacada e louvada com a Assembleia Legislativa, em uma clara demonstração de comprometimento dos deputados com as causas de interesse do cidadão, cujos esforços também vão permitir a diminuição da fila de espera nos procedimentos cirúrgicos e afins.

Pública e notória também foi a situação degradante que encontramos na área da Segurança Pública, com índices alarmantes de criminalidade, baixo efetivo e ausência de equipamentos, o que levou o governador Pedro Taques a determinar que fosse realizado um esforço de toda a equipe para que o cenário se revertesse e à população fosse restituída a paz e a tranquilidade.

Até dezembro deste ano 2.600 policiais estarão compondo as forças de segurança do Estado e há previsão de abertura de processo de convocação em janeiro de 2016 dos 740 candidatos do cadastro de reserva da Polícia Militar. E nesse bojo de conquistas registro também a aquisição de 300 caminhonetes, 100 motocicletas, 150 fuzis, 50 metralhadoras modelo HK, 630 pistolas e 3 mil coletes à prova de bala. Em todos os municípios do Estado chegará pelo menos uma caminhonete para a Polícia Militar.

Na Educação não foi diferente. O governo cumpriu os acordos com os servidores e vem intensificando com a categoria a discussão da Escola Ciclada. Priorizou a reforma e a ambiência de unidades escolares em vários municípios e vem expandindo e melhorando a infraestrutura de atendimento no ensino fundamental com a conclusão de escolas em 19 municípios.

Infelizmente este espaço é pequeno para apontar três mil ações.

Mas a qualquer cidadão é permitido saber quais são elas, inclusive conhecendo em detalhes o segundo acordo de resultados firmado com os secretários. Basta acessar transforma.mt.gov.br, que está tudo lá! Aliás, outro compromisso do governador Pedro Taques: transparência com a coisa pública.

É esse cenário de desenvolvimento econômico-social que se desenha a cada amanhecer, em cada um dos 141 municípios de Mato Grosso. Aqui não falamos em crise, mas em oportunidades. Temos absoluta convicção que estamos no caminho certo. Acreditamos naquilo que estamos fazendo, pois gestão e planejamento são palavras de ordem em nosso Governo.

Não se enganem: Mato Grosso é um Estado em transformação!

*Paulo Zamar Taques é secretário-chefe da Casa Civil

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas