Agora MT Economia Produtores rurais de Rondonópolis aprovam treinamento promovido pela Iniciativa 2,4-D
ECONOMIA

Produtores rurais de Rondonópolis aprovam treinamento promovido pela Iniciativa 2,4-D

Da assessoria
VIA

Foto: assessoria
Foto: assessoria

Cerca de 30 agricultores da região ouviram atentos às recomendações passadas pelo Professor Doutor da Universidade de Passo Fundo, Mauro Rizzardi, durante o treinamento Manejo de Resistência de Plantas Daninhas & 2,4-D realizado ontem, no Comfort Hotel & Suites, em Rondonópolis (MT).

O produtor rural Winicius Menegaz, que acompanhou o evento, afirmou que o conteúdo trará impactos positivos no controle de plantas daninhas em sua propriedade. “A principal mensagem que recebemos foi a necessidade de analisar as decisões que tomamos na agricultura de forma preventiva. Nós estamos acostumados a buscar soluções para os problemas do presente, mas hoje fomos alertados que é uma forma equivocada de agir. O produtor brasileiro sempre atua para apagar o fogo. É hora de evitar que o fogo aconteça. A partir de agora minhas decisões sempre levarão em consideração as consequências futuras para a propriedade”, diz.

Mauro Rizzardi abordou informações sobre o manejo de resistência de plantas daninhas, o papel dos herbicidas e das boas práticas agrícolas no combate deste problema, além de apresentar aspectos técnicos do 2,4-D, como suas características físico-químicas, situação regulatória, estudos de toxicidade, ecotoxicidade e segurança no campo. “A perda de produtividade devido à presença de plantas daninhas que não são controladas pode chegar a 40%. Com o controle incorreto, varia entre 5 e 10%. Uma planta de Buva por m² reduz em até 12% a produtividade – ou seja, 6 sacos por hectare, o que equivale a uma perda de 360 reais”, explica Rizzardi.
O evento foi realizado pela Iniciativa 2,4-D, grupo formado pelas empresas Adama, Atanor, Dow AgroSciences e Nufarm para gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, e faz parte do projeto que ministrará mais de 60 cursos sobre Manejo de Resistência de Plantas Daninhas & 2,4-D em parceria com entidades como a Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O programa passa por mais de 65 cidades nas cinco macrorregiões do Brasil, de maio a novembro de 2015.

Sobre a Iniciativa 2,4-D
A Iniciativa 2,4-D é um grupo formado por representantes das empresas Adama, Atanor, Dow AgroSciences e Nufarm, que, com apoio acadêmico, tem como propósito gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, além de apoiar projetos que abordem esta questão, como o Projeto “Acerte o Alvo – evite a deriva na aplicação de agrotóxicos”, realizado no Paraná. O foco é educar o produtor sobre a importância da utilização correta de tecnologias que garantam a qualidade da aplicação dos defensivos agrícolas. O grupo defende que o uso adequado das tecnologias de aplicação e a precaução para evitar a deriva são essenciais para garantir a eficácia e a segurança ambiental na utilização de defensivos agrícolas. A Iniciativa 2,4-D se apresenta como fonte de informação e esclarecimento, que, apoiada por estudos acadêmicos, visa desmistificar o emprego do 2,4-D.

Relacionadas

Receita contabiliza 865 mil declarações do IR 2024 na malha fina

Dados da Receita Federal mostram que 865.015 declarações do Imposto de Renda de 2024 possuíam alguma pendência entre os documentos enviados até o último...

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

O salário mínimo em 2025 será de R$ 1.502, com aumento nominal de 6,39%. O reajuste consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias...

Governo busca soluções contra doença que ameaça abacaxi

A fusariose representa uma ameaça devastadora à produtividade e à qualidade do abacaxi. Sob condições ambientais favoráveis, pode causar perdas produtivas superiores a 80%,...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas