Agora MT Mundo Conselho da ONU organiza primeira reunião dedicada aos direitos LGBT
MUNDO

Conselho da ONU organiza primeira reunião dedicada aos direitos LGBT

G1 Mundo
VIA

O Conselho de Segurança da ONU começou nesta segunda-feira (24) sua primeira reunião sobre direitos da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), na qual homossexuais sírios e iraquianos relataram a perseguição que sofrem por parte do grupo Estado Islâmico (EI).

“É um acontecimento histórico”, disse aos jornalistas a embaixadora dos Estados Unidos na ONU Samanta Power, antes do encontro.

“Já era hora – 70 anos depois da criação da ONU – que o destino das pessoas LGBT por todo mundo, que temem pela sua segurança, esteja recebendo atenção”, completou.

O Conselho esperam ouvir depoimentos de Adnan, um iraquiano que escapou do norte do Iraque depois de ser perseguido por ser gay, e do sírio Subhi Nahas, que escapou de perseguições e agora trabalha para uma organização de refugiados nos Estados Unidos.

Desde julho de 2014, o grupo jihadista Estado Islâmico divulgou na internet ao menos sete vídeos ou fotos que mostram as brutais execuções de pessoas acusadas de “sodomia”, segundo a Comissão internacional pelos direitos das lésbicas e dos gays.

A diretora da comissão, Jessica Stern, também participou do encontro, presidido pelas delegações dos Estados Unidos e do Chile.

O Observatório Sírio para Direitos Humanos (OSDH) informou no mês passado que os combatentes do EI jogaram dois homens do alto de um edifício e depois os apedrejaram até a morte. Em dezembro, o grupo divulgou fotos mostrando jihadistas executando a mesma tortura com um homem porque ele também era homossexual.

Outros dois homens foram apedrejados até a morte na Síria em novembro, depois de declararem que eram gays.

O encontro desta segunda-feira é aberto para todos os estados membros das Nações Unidas, porém não está claro quantos países com leis contra homossexuais participarão.

Os Estados Unidos lideram uma coalizão internacional que busca derrotar o EI, que declarou um “califado” em junho de 2014, depois de vencer a cidade iraquiana de Mossul.

O grupo jihadista controla grande parte do território iraquiano e sírio, e ganhou apoio também na Líbia, Egito e outras regiões do Oriente Médio.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas