Agora MT Destaques Delegados de Cuiabá e Jaciara lideram o 1º ranking de produtividade
DESTAQUES

Delegados de Cuiabá e Jaciara lideram o 1º ranking de produtividade

Da redação
VIA

A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso divulgou o 1º ranking de produtividade dos delegados do Estado que teve como base os casos resolvidos desde 1º de julho de 2015, quando foi instituída a Resolução nº 27/2015/CSPJC-MT que prevê a avaliação dos civis. O total de 51 delegados de polícia se destacaram na conclusão de procedimentos policiais como: inquéritos policiais, termos circunstanciados de ocorrência, atos infracionais, lavratura de autos de prisão em flagrante, cumprimento de mandados de prisão e cartas precatórias. Alguns deles, também tiveram o desempenho avaliado e em mais de um item.

No ranking de conclusão de inquéritos, 24 delegados superaram na finalização de 100 inquéritos. O líder de produtividade foi o delegado Rogério Malacarne da Costa da Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, que concluiu 217 inquéritos, seguido pelo delegado Marcelo Melo de Laet, de Jaciara, com 203 inquéritos e a 3ª maior produtividade ficou com o titular de Alto da Boa Vista, delegado Marcelo Henrique Maidame, com 196 inquéritos. O 4ª lugar nos inquéritos concluídos ficou com a delegada Angelina de Andrade Ferreira, de Nova Mutum, com 188.

Outros nove delegados lotados nas Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher (DEDM) foram avaliados separadamente por estarem em unidades, que por natureza se tem alta demanda de procedimentos policiais. Das seis DEDM’s instaladas no Estado, o delegado Sidney Caetano de Paiva, de Cuiabá, ficou em 1ª lugar com 405 inquéritos conclusos. A delegada Lígia Pinto da Silveira Avelar, de Rondonópolis, levou o 2ª lugar com 298 inquéritos remetidos à Justiça. O 3º lugar ficou o com delegado Cláudio Alvares Santana, da Delegacia da Mulher de Várzea Grande com 195.

Para o delegado da Derf, Rogério Malacarne, a avaliação passa pela função desempenhada por cada um, levando em consideração a demanda da unidade e o quantitativo populacional da cidade. “A avaliação é necessária, mas não pode ser considerado todos iguais, tem que ter parâmetros e ser equilibrada”, disse.

A ideia do governo de Mato Grosso é buscar a eficiência administrativa. Essa avaliação também será feita junto aos escrivães e investigadores de polícia, a partir do mês de outubro. O delegado geral da Polícia Civil, Adriano Peralta Moraes, disse que todos receberão elogios na ficha funcional, indicação para cursos como requisito de meritocracia, além de ser uma metodologia utilizada para averiguar problemas estruturais e de efetivo, que estejam contribuindo para o baixo desempenho, e assim corrigi-los.

Flagrantes

Os delegados que estão nos plantões de Cuiabá e Várzea Grande, assim como aqueles que lavram prisões em flagrantes nas delegacias do interior, também tiveram o número de procedimentos avaliados. São oito delegados com produção superior a 70 autos de prisão em flagrante (APF) lavrados.

Em 1º lugar está o delegado Pablo Borges Rigo, de Sorriso, com 98 APF’s, que também ficou em 8º lugar nos inquéritos relatados. Em 2º ficou o delegado Rogério da Silva Ferreira, da 2º Delegacia de Polícia do Carumbé, com 87 flagrantes. O 3ª lugar foi para o delegado Rafael Mendes Scatolon, titular de Lucas Rio Verde, com 82 autos lavrados.

TCO

Sete delegados se destacaram na conclusão de termos circunstanciados de ocorrência (TCO), acima de 100 procedimentos. A delegada Ana Cristina Feldner, da Delegacia do Consumidor, está no topo da lista, tendo concluído 155 TCO. O delegado Romildo Souza Grota Júnior, da Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran), vem logo abaixo com 137, e o delegado Marcelo Henrique Maidame, de Alto Boa Vista, aparece novamente com 110 TCO.

Na categoria termos circunstanciados lavrados, outros sete delegados se destacaram. Em 1º lugar está o delegado Newton Rado, da 3ª. DP do Coxipó, com 131. Em 2º, o delegado de Cocalinho, Sued Dias da Silva Júnior, de Cocalinho, com 129 procedimentos e em 3º ficou o delegado da Deddica, Eduardo Augusto de Paula com 111.

Atos Infracionais

Na avaliação de atos infracionais, os delegados titulares das Delegacias Especializadas do Adolescente de Cuiabá e Várzea Grande superaram a meta de 100 de conclusão procedimentos com menores em conflito com a lei. Foram os delegados, Paulo Alberto de Araújo (Dea/Cuiabá) com 319 e o delegado Bruno Lima Barcelos do Jardim Glória (DeaVG), com 168.

Mandados de prisão

Cinco delegados de polícia tiveram destaque no cumprimento de mandado de prisão. São eles: o delegado Renato Resende do Nascimento, de Novo São Joaquim, com 44 mandados cumpridos; o delegado Diego Alex Martiniano da Silva, de Chapada dos Guimarães, com 36; e em 3º ficou a delegada Alessandra Marques Alecrim, da Regional de Cáceres, com 35 mandados cumpridos.

Cartas Precatórias

No quesito cartas precatórias cumpridas, se destacaram a delegada regional de Rondonópolis, Divina Aparecida Vieira Martins da Silva, com 113 cartas cumpridas; a delegada de Nova Mutum, Angelina de Andrade Ferreira, 54; o Vitor Chab Domingues de Pontes e Lacerda, com 51 cartas precatórias cumpridas.

Outros

O delegado Bruno Sérgio Magalhães de Sorriso ficou em 4ª lugar na lavratura de autos de prisão em flagrante, 6º em TCO e 13º lugar em inquéritos relatados. O delegado da Divisão de Homicídios de Sinop, Carlos Eduardo Muniz dos Santos, ficou em 6º nos flagrantes lavrados 7º nos inquéritos; o delegado Carlos Henrique Engelman ficou em 4º nos termos circunstanciado de ocorrência e 4º nas cartas precatórias, além de 10º lugar nos inquéritos concluídos.

Relacionadas

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

Polícia Federal diz que corpos achados em embarcação no Pará são de africanos

A perícia da Polícia Federal identificou nove corpos na embarcação encontrada à deriva no litoral do Pará, na região de Bragança, no último sábado...

Raio recuperada moto roubada e adolescente é apreendido por receptação

Uma moto Honda CG Titan de cor prata, sem placa de identificação, com registro de roubo foi recuperada pela equipe de Rondas e Ações...

Fazendeiro que gastou fortuna em desmate químico no Pantanal fica em silêncio durante interrogatório

Fazendeiro que gastou fortuna em desmate químico no Pantanal fica em silêncio durante interrogatório 16 de Abril de 2024 às 14:10 Notas fiscais emitidas por revendedoras de produtos agrícolas ultrapassam o valor de R$ 15,6 milhões

Grupo envolvido em tráfico interestadual de drogas é alvo de operação da PF em MT e outros dois estados

As investigações tiveram início com a prisão em flagrante, em 04/04/2023, de homem que transportava 437kg de cocaína em um caminhão

Por vingança, homem ataca família com barra de ferro e acaba detido por populares

Um homem foi preso pela Polícia Militar (PM) após ser detido e agredido por populares,  na manhã desta quarta-feira (17), no bairro Jardim Europa,...

Operação Market cumpre buscas e prende cinco em flagrante por tráfico de drogas e associação

Uma investigação da Polícia Civil para identificar os responsáveis pelo tráfico de drogas no município de Nova Lacerda resultou nesta terça-feira (23.040 na prisão...

Bombeiros fazem cortejo e última homenagem a um dos fundadores do 3° BBM de Rondonópolis

Bombeiros, familiares, policiais militares e amigos fizeram um cortejo e a última homenagem ao Capitão Bombeiro Militar Reformado Maurício Alves de Moraes, 68 anos,...

PM prende dupla por tráfico de drogas e apreende 98 porções de cocaína

Policiais militares do Grupo de Apoio (GAP) do 5ª Batalhão apreenderam, na noite da última quarta-feira (17), 98 porções de substância análoga à cocaína...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas