Agora MT Política Zé Carlos do Pátio promove Audiência Pública para debater agricultura familiar em...
POLíTICA

Zé Carlos do Pátio promove Audiência Pública para debater agricultura familiar em Barra do Garças

FONTE
VIA

Foto: assessoria
Foto: assessoria

O deputado Zé Carlos do Pátio (SD) realizou na última semana uma Audiência Pública em Barra do Garças para tratar sobre a agricultura familiar, que de acordo com o parlamentar é pouco desenvolvida na região, pois possui grande concentração de terra na mão de poucos. Participou do evento o prefeito de Barra do Garças, Roberto Farias, e também representantes do Movimento da Luta pela Terra (MLT) que apresentaram os principais problemas do município.

De acordo com os assentados do acampamento Canaã, liderados pelo MLT, há mais de um ano eles buscam pela distribuição de terra na região, contudo, nos últimos anos houve pouco apoio do Incra.

O prefeito Roberto Farias lembrou também que a prefeitura tenta desenvolver projetos na área, contudo, com pouco sucesso devido à falta de apoio tanto do Governo Estadual, como Federal.

E justamente a participação do Incra foi cobrada no evento, pois não teve a presença no novo superintendente Giuseppe Serra, que de acordo com a assessoria estava realizando visitas técnicas na Região Oeste do Estado.

Para o deputado Zé Carlos do Pátio (SD), a ausência do ex-superintendente Salvador Soltério, e a falta de empenho do Incra em realizar os trabalhos em Mato Grosso resultaram em sua saída, por isso, colocou como resultado da pauta da reunião marcar uma agenda para que o Incra faça vistorias na região. Além disso, o deputado fez o compromisso ajudar o município de Água Boa nas demandas que forem apresentadas. Outra pauta que terá encaminhamento, foi com relação a investigação de policiais militares que estão usando da farda para reprimir assentados que andam identificados com a bandeira do movimento.

“Está foi uma audiência publica que teve uma representação forte dos trabalhadores, que buscam políticas públicas para reforma agrária. E Barra do Garças tem um resistência a isso, e é necessário ter uma redemocratização. Senti que vamos precisar trazer o Incra para analisar as áreas e fazer vistorias para assentamentos rurais. E só vejo que um município tem distribuição de renda, só quando distribui terra”, explicou Pátio.

Para o coordenador nacional do MLT, João Batista da Silva, a reunião foi muito positiva para os trabalhadores, pois mostrou a força do movimento na região e assim, poderá trazer mais projetos para os assentados.

“Em Barra do Garça tem muita terra, e é uma área fértil, contudo está nas mãos de grandes fazendeiros. E muitas pessoas que querem trabalhar, não tem um pedaço de terra. Essa preocupação fez com que solicitássemos essa audiência pública na região”, disse João Batista.

Relacionadas

Vereador Adonias pede a implantação do Projeto Escola Amiga dos Animais em Rondonópolis

Está tramitando na Câmara Municipal um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Adonias Fernandes (MDB), na segunda-feira (25), para instituir na Rede Municipal de...

PL realiza ato de filiação em Rondonópolis e reúne apoiadores

O Partido Liberal (PL) realizou na última sexta-feira (22) um ato de filiação em Rondonópolis e reuniu apoiadores para a adesão de novos nomes...

Audiência Pública será realizada na próxima segunda (1º) para conscientizar pessoas idosas sobre fraudes

A Câmara Municipal de Rondonópolis irá realizar na próxima segunda-feira (1º), às 19h, uma Audiência Pública para discutir sobre denúncias de fraudes nos empréstimos...

Projetos querem alterar lei para proibir prisão de quem vive sem trabalhar e não pode se sustentar

Pelo menos três projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional pedem para revogar o trecho da Lei de Contravenções Penais, de 1941, que...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas