Agora MT Destaques Lula será preso na Lava Jato? | Entendendo Direito
DESTAQUES

Lula será preso na Lava Jato? | Entendendo Direito

Por Hélio Fialho
VIA

Foto: reprodução
Foto: reprodução

Bom dia, boa noite, boa madrugada meus leitores queridos, já tamborilando meu coração à espera do carnaval, terminei aqui uma pesquisa e como todos sabem não sou um grande Penalista (estudante de Direito Penal) por isso tenho aprendido demais com o colega Dr. Alan Rocha, esse sim, sabe tudo de Direito Penal e por isso já posso dividir com vocês as minhas impressões jurídicas sobre o envolvimento do ex-presidente Lula no caso do Petrolão, e dizer efetivamente se o juiz Sérgio Moro terá ou não condições de prender o  Lula.

Mas como? Você acabou de chegar ao Brasil e não sabe quem é o Lula, o PT, o Petrolão e o novo herói nacional ‘Sérgio Moro’ e nem essa tal Lava Jato.

Vou lhe falar de maneira bem simples, sem rapa pés:

Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, ex-presidente do Brasil (2003-2010), ex-sindicalista, nascido no nordeste, migrante a São Paulo, tornou-se o presidente mais popular da história e conduziu um acordo de Classe patrões-empregados que provocou a maior mudança social já experimentada na história desse país, pragmático, manteve os pilares econômicos do PSDB e Aumentou a Classe média tirando da pobreza mais de 30 milhões de pessoas.

O PT é o partido, para o Mal e para o Bem mais organizado do mundo, tem suas origens no Exército Brasileiro, na Igreja Católica e na intelectualidade de Esquerda das Universidades, é o partido político do Lula. A sigla se tornou muito mais forte que os outros partidos através da aplicação prática de uma teoria chamada Gramsciana, que diz assim a grosso modo de forma bem simples:  Quem quer fazer a revolução Socialista (o PT quer), deve ocupar os espaços de poder, desde presidente de bairro até a presidência da República, o PT fez, os principais cargos da República hoje pertencem a Petistas ou associados.

O Petrolão é o nome dado pela imprensa ao maior escanda-lo de corrupção institucionalizada, progressiva e metódica do mundo, onde através da mesma teoria Gramsciana (Explicada acima) o PT aparelhou (pois pessoas especificas em cargos específicos) a Petrobras para drenar recursos ilícitos para campanha partidária e enriquecimento ilícito.

Sérgio Moro é Juiz Federal em Curitiba – PR. É o segundo maior especialista em lavagem de dinheiro no país, estudou em Harvard, trabalhou como juiz assessor da Ministra Rosa Maria Weber no STF (Supremo Tribunal Federal) e mandou prender dentro da operação Lava Jato (Operação da Polícia Federal que começou investigando lavagem de dinheiro e chegou aos grandes do país), a nata do empresariado local, por desvio de dinheiro, corrupção ativa e formação de quadrilha.

Bem espero não ter cansado vocês, mas era importante saber mesmo que por cima quem são os atores dessa história, é mais fácil tocar a boiada quando se sabe os nomes dos bois.

Em suas palestras o juiz federal, sempre deixa claro que o principal objetivo do processo é identificar, prender e punir o chefe da organização criminosa.

Ai é que são elas, a partir dessa premissa podemos concluir facilmente duas vias que são opostas e antagônicas (se opõe).

  1. O Lula é o chefe da organização criminosa seu principal responsável e mandante.
  2. O Lula era o presidente e chefe Político da organização Criminosa, mas devido à complexidade do sistema e da compartimentalização (separação) dos poderes e das responsabilidades não poderá ser incriminado como autor ou co-autor (cúmplice) dos crimes.

Mas o que diz o a constituição federal sobre prisão antes do Julgamento?

“Art. 5º:

LXI – ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei”

Essa lei que define as possibilidades do Lula ser preso nesse momento da operação Lava Jato diz o Código de Processo Penal:

“Art. 312. A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria.”

Ai encontramos um problema, no presidencialismo o presidente é muito forte, e apesar dele mandar em tudo, suas digitais não ficam em nada, porque ele delega as funções e poderes aos seus ministros, estes sim, responsáveis pelos fatos ocorridos em suas pastas, o Lula não será preso (pode até ser condenado) na operação Lava Jato porque o conceito de indício suficiente de autoria nunca se materializou na História desse país contra um presidente ou ex-presidente. As outras hipóteses não se sustentariam, ordem pública, econômica ou conveniência da instrução criminal, pois como foi o Lula que trouxe a maioria dos Ministros do STF e das grandes autoridades desse país, teríamos que acreditar que todas elas são suspeitas ou impedidos (não podem Julgar ou fazer o serviço público porque conhecem intimamente a pessoa) o que não é o caso.

Relacionadas

Força Tática apreende tabletes de maconha, cocaína e prende dupla por associação criminosa

Policiais militares da Força Tática do 12º Batalhão apreenderam, na noite da última sexta-feira (22), oito tabletes de maconha e seis porções de pasta...

Cinco pessoas são presas em flagrante e 115 quilos de entorpecentes são apreendidos pela Polícia Civil

Cinco suspeitos foram flagrados pela Polícia Civil na noite de sexta-feira (22), em uma estrada entre as cidades de Pontes e Lacerda e Vila...

Homem que matou namorada com golpes de faca de serra é condenado a 33 anos de reclusão

O réu Bruno dos Santos Diesel foi condenado a 33 anos de reclusão pelo feminicídio da namorada Valerie Angelita Petronetto Gonçalves, em sessão do...

Homem de 40 anos é assassinado a tiros no bairro Maria Amélia

Um homem de 40 anos foi assassinado a tiros no final da tarde desta segunda-feira (25), no bairro Maria Amélia, em Rondonópolis-MT. Segundo informações...

Polícia Civil cumpre mandados e prende envolvido em roubos e furtos de veículos em Barra do Garças

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Barra do Garças, deflagrou a Operação Área Segura, com o cumprimento...

Piloto morre após avião agrícola cair em área rural

Um piloto de avião morreu na tarde deste sábado (23), em uma área rural de Lucas do Rio Verde, após a aeronave que ele...

Polícia Civil recupera 15 celulares roubados/furtados em operação de combate à receptação

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), deflagrou na manhã desta quinta-feira (28.03), a Operação...

Mato Grosso tem salto na geração de emprego em janeiro e lidera no Centro-Oeste

Mato Grosso é destaque no Centro-Oeste na geração de empregos. Com saldo de 17.253 novos postos de trabalho, o estado representa, sozinho, 43,1% do...

Polícia Militar apreende 103 porções de pasta base e prende suspeito por tráfico de drogas

Um homem de 49 anos foi preso no último sábado (23) com 100 porções de entorpecentes escondidos no telhado de uma residência, localizada na...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas