Agora MT Mundo Rebelião em presídio deixa mais de 50 mortos no México
MUNDO

Rebelião em presídio deixa mais de 50 mortos no México

Da redação com G1
VIA

Detentos no presídio mexicano de Topo Chico, em Monterrey, no estado de Nuevo León, fizeram uma rebelião nesta quinta-feira (11) que deixou 52 mortos e 12 feridos, segundo anunciou o governador do estado Jaime Rodríguez Calderón.

Foto: Daniel Becerril/Reuters
Foto: Daniel Becerril/Reuters

Entre os feridos, cinco estão em estado grave. Mais cedo, a imprensa local reportava que cerca de 70 pessoas estariam feridas.

Segundo o jornal “Excelsior”, familiares dos presos estão do lado de fora da prisão exigindo das autoridades a divulgação dos detalhes deste incidente que começou nas primeiras horas desta quinta.

A rebeilão teve sua origem em uma briga entre líderes de dois grupos da prisão, descartando o relato não oficial de que teria começado com uma tentativa de fuga. Calderón disse que os detentos não usaram armas de fogo, mas objetos cortantes.

Durante a briga, alguns detentos colocaram fogo em depósito em armazéns de alimentos, mas o fogo não atingiu dormitórios.

Foto: AFP PHOTO/FRANCISCO COBOS
Foto: AFP PHOTO/FRANCISCO COBOS

Autoridades penitenciárias interviram por volta da 1h30 do horário local e tomaram o controle da situação, segundo o governador. A partir dessa hora também agiram agentes do Exército, da Marinha e da Polícia Federal para vigiar o local.

As identidades das vítimas devem ser divulgadas nesta tarde.
Nesta sexta-feira, o Papa Francisco iniciará uma visita ao México, durante a qual irá a um presídio da Ciudad Juárez, fronteira com os Estados Unidos.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas