Agora MT Mundo Lentes de contato que podem frear miopia em 40% são criadas na...
MUNDO

Lentes de contato que podem frear miopia em 40% são criadas na Espanha

Da redação com Só Noticia Boa
VIA

Ótima notícia jovens e adultos quem têm miopia.

Foto: Niek Beck
Foto: Niek Beck30

Cientistas da Escola de Optometria de Terrassa, na Catalunha, Espanha, desenvolveram lentes que, além permitir ao míope enxergar melhor, também previnem a progressão da miopia em 40%.

São as chamadas lentes hidrofílicas.

“Essas lentes mudam a imagem no centro e nas laterais, ou seja, toda a extensão da retina”, explicou o Dr. Jaume Paune, líder da equipe que fez o desenvolvimento ao jornal El Mundo.

Segundo pesquisadores da Universidade Politécnica da Catalunha, experiências feitas em animais de laboratório, confirmaram que a imagem formada na periferia da retina é essencial para controlar a miopia.

Troca

O principal desenvolvedor das lentes lembra que elas são personalizados e devem ser substituídas a cada três meses para retardar a progressão do problema.

Jaume Paune acrescenta que é o único sistema desse tipo atualmente reconhecido no mundo e “por isso, eu acho que vai ter um grande impacto imediato, especialmente entre a população mais jovem.”

Segundo ele, a “miopia começa por volta de 9 anos em média e aproximadamente 25% dos meninos aos 13 anos são míopes, atingindo valores de 45% na população universitária.

A miopia é reconhecida como o principal defeito de visão no mundo, além de ser a quinta causa principal de cegueira, e um dos principais fatores de risco de doenças mais graves nos olhos.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas