Fumaça da queima controlada - Foto: Você Repórter
Fumaça da queima controlada – Foto: Você Repórter

Uma queimada controlada em uma das propriedades da agropecuária Maggi em Ouro Branco do Sul, distrito de Itiquira, tem tirado o sossego dos moradores. Apesar de autorizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), a população afirma que a fumaça compromete a saúde principalmente de crianças e idosos e que em alguns pontos é impossível passar devido a quantidade de fumaça.

Fumaça próximo a rodovia - Foto: Você repórter
Fumaça próximo a rodovia – Foto: Você repórter

De acordo com o vereador Josenildo Martins, além das Redes Sociais pela qual os moradores têm feito desabafos, eles agora estão cobrando atitudes do parlamentar “Apesar de estar dentro da Lei, está afetando a população e prejudicando o meio ambiente. Eu mesmo tenho sentido fortes dores de cabeça devido à má qualidade do ar. Seria de bom senso ter debatido com as autoridades do município e procurado outra solução” afirmou o vereador.

A equipe de reportagem do site AGORA MT entrou em contato com a Sema que confirmou que há autorização para a queimada, porém ainda não informou quantos dias deve durar.

Populares em meio a fumaça - Foto: Você Repórter
Populares em meio a fumaça – Foto: Você Repórter

No ofício entregue pela própria empresa a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itiquira (Semma), informa que a queima controlada de resíduo do corte da seringueira ocorre nos períodos vespertino e noturno do dia 20 de junho até 14 de julho.