Agora MT Mundo Colômbia é o primeiro país a declarar o fim á epidemia de...
MUNDO

Colômbia é o primeiro país a declarar o fim á epidemia de zika

Da redação com G1
VIA

A epidemia de zika acabou oficialmente na Colômbia, disse o vice-ministro da Saúde do país nesta segunda-feira (25), 10 meses depois de a doença transmitida por mosquitos ter chegado ao país.

Foto:  Shutterstock
Foto: Shutterstock

O vírus da zika, que pode causar microcefalia e outros problemas neurológicos, infectou quase 100 mil colombianos e deu origem a 21 casos de microcefalia.
A declaração da Colômbia foi feita depois de especialistas britânicos terem dito neste mês que o surto levará de dois a três anos para se exaurir.

O vice-ministro Fernando Ruiz disse aos jornalistas que o número de infecções vem diminuindo para 600 casos por semana, embora o comunicado não signifique o fim das infecções.
“Podemos declarar que a epidemia terminou. A Colômbia é o primeiro país do continente americano a declarar o fim da epidemia”, disse Ruiz, segundo a Reuters.

Embora especialistas afirmem que cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus não apresentam sintomas, Ruiz disse que as infecções assintomáticas deveriam estar se reduzindo no mesmo ritmo das sintomáticas, acrescentando que provavelmente há infecções que não estão sendo relatadas.

 

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas