Agora MT Mundo Perdas de visão devido à diabetes crescem no mundo, diz estudo
MUNDO

Perdas de visão devido à diabetes crescem no mundo, diz estudo

Da redação com G1
VIA

Em um período de 20 anos, entre 1990 e 2010, a proporção de casos de problemas de visão relacionados à diabetes tem crescido no mundo todo. A conclusão é de um estudo liderado por pesquisadores da Universidade Nova Southwestern, nos Estados Unidos, e da Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido publicado esta semana na revista médica “Diabetes Care”.

Foto: CDC/ Amanda Mills
Foto: CDC/ Amanda Mills

Em 2010, 1 em cada 39 cegos tinha o problema devido à retinopatia diabética, o que representa um aumento de 27% desde 1990. Neste período, também aumentou em 64% a proporção de pessoas com deficiência visual moderada ou grave devido à retinopatia diabética: em 2010, 1 em cada 52 pessoas com esse problema tinha diabetes.
A retinopatia diabética, provocada por taxas altas de açúcar no sangue resultantes da diabetes, se caracteriza por danos nos vasos sanguíneos da parte de trás do olho, o que leva a problemas de visão.

“Infelizmente, a retinopatia diabética geralmente não têm nenhum sintoma nos estágios iniciais”, diz Janet Leasher, uma das autoras da pesquisa e professora da Universidade Nova Southwestern. “Pessoas diagnosticadas com diabetes devem ter um exame com dilatação dos olhos pelo menos todo ano e ser orientadas por seu oftalmologista. Pacientes devem trabalhar de perto com seus médicos para determinar os melhores métodos para controlar o nível de açúcar do sangue.”

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas