Agora MT Política Zé Carlos do Pátio afirma que saúde será prioridade na sua gestão
POLíTICA

Zé Carlos do Pátio afirma que saúde será prioridade na sua gestão

Da redação
VIA

O candidato a prefeito de Rondonópolis, pela coligação ‘Desenvolvimento Para Todos’, Zé Carlos do Pátio (SD), destacou à imprensa que irá priorizar a saúde básica de Rondonópolis para deixá-la entre as 100 cidades com o melhor indicador social do país. Atualmente, o município ocupa o 453º dos 5.000 avaliados no Brasil.

Em entrevista a uma rádio e um canal de televisão exibidos nesta terça-feira (23), Pátio afirmou que pretende melhorar os indicadores de longevidade e mortalidade infantil da cidade, ampliando os postos de saúde nos bairros, por meio do Programa Saúde da Família (PSF).

“Essa ampliação no PSF vai proporcionar, por exemplo, a uma grávida ter um acompanhamento pré-natal completo. Além disso, vamos investir na contratação de médicos geriátricos com objetivo de dar um melhor atendimento aos nossos idosos”, destacou.

O candidato também disse que em seu mandato como prefeito, já priorizava a saúde básica de Rondonópolis. Sendo que deixou dinheiro em caixa para a construção de vários postos de saúde.

“Além do investimento no PSF, quando fui prefeito, conseguimos recursos federais para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde foi finalizada pelo atual gestor”, comentou.

Já sobre a longa fila de pacientes que aguardam por uma cirurgia eletiva, Pátio afirmou que irá realizar, novamente, um mutirão para saná-la.

“Na época que eu era prefeito acabamos com essa ‘fila’ realizando um mutirão onde cerca de 6 mil pacientes foram operados da catarata, vesícula entre outras doenças. Para isso, chegamos a reabrir o Hospital São José para realizar os procedimentos cirúrgicos, e outros pacientes foram encaminhados para Poxoréu”, comentou.

ALTA COMPLEXIDADE

Outro ponto que o candidato comentou nas entrevistas é a falta de cirurgias cardíacas e de hemodinâmicas na cidade. Apesar disso, ele lembrou que em Rondonópolis há uma clínica específica, mas que, diante do alto preço dos procedimentos, os pacientes acabam tendo que viajar para Cuiabá para serem atendidos.

“O que aconteceu foi que essa clínica não conseguiu se credenciar no Sistema Único de Saúde (SUS) porque o Ministério da Saúde não aceitou, já que Cuiabá sequer atende o teto de cirurgias. Por isso, sugerimos que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) faça uma transferência de recursos para Rondonópolis tendo o intuito de realizar as respectivas cirurgias no município”, explicou.

NOVAS UTI’s DA SANTA CASA

Considerado uma grande vitória para população de Rondonópolis, Zé do Pátio comemorou a inauguração das 30 Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), sendo 8 pediátrica, 10 semi-intensiva, 7 neonatal e 5 canguru, da Santa Casa da Misericórdia e Maternidade que irá ajudar significativamente na redução da mortalidade infantil.

“Não é possível aceitar que pais, com seu filho, entre a vida e a morte, eram obrigados a viajar para Cuiabá, Tangará da Serra e Cáceres em busca de um leito”, falou.

Por fim, o candidato lembrou que os leitos foram contratualizados por R$ 1.042.500,00 pelo Estado, porém destacou que ainda falta contratualizar cirurgias de angioplastia e de cateterismo.

 

Relacionadas

PF conclui inquérito e não indicia Bolsonaro por importunação de baleia jubarte

A Polícia Federal concluiu o inquérito para apurar se o ex-presidente Jair Bolsonaro importunou uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática em...

Audiência Pública será realizada na próxima segunda (1º) para conscientizar pessoas idosas sobre fraudes

A Câmara Municipal de Rondonópolis irá realizar na próxima segunda-feira (1º), às 19h, uma Audiência Pública para discutir sobre denúncias de fraudes nos empréstimos...

Vereador Adonias pede a implantação do Projeto Escola Amiga dos Animais em Rondonópolis

Está tramitando na Câmara Municipal um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Adonias Fernandes (MDB), na segunda-feira (25), para instituir na Rede Municipal de...

Itamaraty diz que governo acompanha eleições na Venezuela com expectativa e preocupação

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota nesta terça-feira (26) em que afirma acompanhar com "expectativa e preocupação" o processo eleitoral na Venezuela....

Projetos querem alterar lei para proibir prisão de quem vive sem trabalhar e não pode se sustentar

Pelo menos três projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional pedem para revogar o trecho da Lei de Contravenções Penais, de 1941, que...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas