Agora MT Opinião do Leitor O que é sindactilia?
OPINIãO DO LEITOR

O que é sindactilia?

FONTE
VIA

beneditoO nome parece estranho ‘sindactilia’ mas sindactilia  é uma malformação embriológica extremamente rara que faz com que  os dedos do pé ou da mão nasçam ‘colados’.

Essa fusão tanto pode ser só pele, ou de ossos, o chamado ‘sinostos’. Quando é apenas pele ou partes moles a cirurgia reparadora coberta inclusive pelo Sistema Único de Saúde(SUS) é simples. Pode precisar de enxerto de pele no local de um dos dedos.

Contudo quando a fusão é óssea é bem mais difícil de tratar, muitas vezes a cirurgia é feita por ortopedista.

Em alguns casos a sindactilia pode ser uma anormalidade herdada de um dos pais até o resultado de uma alteração genética, ocorrida durante a fase embrionária. E pode também vir  acompanhada, de outras anomalias genéticas, como a síndrome de Down e causas extremamente raras que podem ser causada pelo uso de medicamentos à base de hidantoína durante a gestação.

Além disso, este problema parece ser mais comum em pessoas do sexo masculino do que do sexo feminino.

A cirurgia deve ser realizada assim que for detectada a má formação para evitar complicações maiores na formação dos dedos mindinho e polegar  na funcionalidade, por isso é interessante fazer nos primeiros meses de vida.

Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266. Email: [email protected]

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas