O aeroporto de Curitiba, no Paraná, foi considerado pelo segundo trimestre consecutivo o melhor do país, de acordo com pesquisa do Ministério dos Transportes feita com passageiros e divulgada nesta terça-feira (25). O terminal recebeu nota 4,68 em uma escala que vai até 5. O aeroporto de Cuiabá, no Mato Grosso, foi o que teve pior avaliação, pelo menos três trimestres – com nota 3,55.
A pesquisa foi feita com 13.721 passageiros nos 15 terminais mais movimentados do país. Juntos, eles movimentam 80% da demanda total nos aeroportos do Brasil.
Os passageiros deram notas para 38 itens e serviços do aeroporto, como tempo de espera em fila de check-in e na restituição de bagagem, limpeza dos banheiros e preço da comida vendida dentro do terminal.
Considerando aeroportos que recebem menos de 5 milhões de passageiros, o aeroporto de Natal foi considerado o melhor, recebendo nota de 4,68. Levando em conta os terminais que recebem mais de 15 milhões de viajantes, Guarulhos é o melhor (nota 4,46).
Mesmo alcançando notas máximas em quesitos como tempo de espera do check-in e qualidade das informações prestadas pelas companhias, o Aeroporto de Brasília ficou com as piores notas em relação a serviços oferecidos. Para os passageiros da capital, o Aeroporto Juscelino Kubtschek é o que tem pior custo benefício em relação aos preço de alimentos, produtos comercializados e estacionamento.