O presidente CMIR, Lindomar Lemes. Foto: Varlei Cordova

O Conselho Municipal dos Idosos de Rondonópolis, com o apoio da Secretaria de Promoção e Assistência Social realizaram durante está semana a 3ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, com o tema “Compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”. As atividades foram realizadas na sede da URAMB e tiveram início na terça-feira (28/06) e terminaram hoje (30/06) pela manhã. As propostas levantadas serão encaminhadas para a Conferência Estadual, em Cuiabá.

O presidente CMIR, Lindomar Lemes, avalia como positiva a participação da população na conferência, pois contribuíram com sugestões e propostas que refletirão na criação de políticas públicas para ajudar na melhoria da qualidade de vida dos idosos.

De acordo com Lindomar, as propostas representam a vontade do povo e a preocupação em garantir os direitos dos idosos, não só do município como para todo o país, pois as recomendações das conferências municipais e estaduais serão discutidas em Brasília na Conferência Nacional, em novembro deste ano.

Leia também:  Pátio exagera e diz que bancada federal dá a vida por Rondonópolis

Foram relatadas cerda de 50 propostas, dentre as sugestões apresentadas estão que todo recurso destinado ao idoso seja avaliado pelos Conselhos antes da execução do projeto, a criação do “Centro Dia” onde profissionais da área da saúde estarão à disposição para atender aos idosos e também será um espaço onde possam fazer atividades físicas, o apoio do Governo do Estado para que a Lei Federal seja cumprida e os idosos e aposentados tenham direito ao desconto nas passagens de ônibus intermunicipais, quando não houver vaga gratuita.

A Conferência foi organizada em quatro eixos: I – Envelhecimento e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais; II – Pessoa idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos; III – Fortalecimento e integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos e IV – Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir; exigir para incluir; fiscalizar.

Leia também:  Em outubro nova gestão assume o Hospital Regional de Rondonópolis

Durante a conferência Lindomar observou um ponto positivo; a abertura do prefeito José Carlos Junqueira de Araújo em desenvolver mais ações juntamente com o CMIR.

“Juntos, sociedade e poder público, conquistaremos melhorias para os idosos tanto de hoje como de amanhã, com uma sociedade comprometida com a dignidade dos idosos”, concluiu Lindomar ressaltando que a conferência foi muito proveitosa.

Conferências anteriores

O Brasil já teve duas Conferências Nacionais de Direitos da Pessoa Idosa: a primeira, em 2006, teve como tema “Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa – Renadi” e a segunda, em 2009, “Avaliação da Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa idosa: Avanços e Desafios”.

Leia também:  Rondonópolis alcança o 2° lugar em negociação no mutirão fiscal do Estado
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.