O presidente CMIR, Lindomar Lemes. Foto: Varlei Cordova

O Conselho Municipal dos Idosos de Rondonópolis, com o apoio da Secretaria de Promoção e Assistência Social realizaram durante está semana a 3ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, com o tema “Compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”. As atividades foram realizadas na sede da URAMB e tiveram início na terça-feira (28/06) e terminaram hoje (30/06) pela manhã. As propostas levantadas serão encaminhadas para a Conferência Estadual, em Cuiabá.

O presidente CMIR, Lindomar Lemes, avalia como positiva a participação da população na conferência, pois contribuíram com sugestões e propostas que refletirão na criação de políticas públicas para ajudar na melhoria da qualidade de vida dos idosos.

De acordo com Lindomar, as propostas representam a vontade do povo e a preocupação em garantir os direitos dos idosos, não só do município como para todo o país, pois as recomendações das conferências municipais e estaduais serão discutidas em Brasília na Conferência Nacional, em novembro deste ano.

Leia também:  3º Batalhão de Bombeiros de Rondonópolis tem novo comandante

Foram relatadas cerda de 50 propostas, dentre as sugestões apresentadas estão que todo recurso destinado ao idoso seja avaliado pelos Conselhos antes da execução do projeto, a criação do “Centro Dia” onde profissionais da área da saúde estarão à disposição para atender aos idosos e também será um espaço onde possam fazer atividades físicas, o apoio do Governo do Estado para que a Lei Federal seja cumprida e os idosos e aposentados tenham direito ao desconto nas passagens de ônibus intermunicipais, quando não houver vaga gratuita.

A Conferência foi organizada em quatro eixos: I – Envelhecimento e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais; II – Pessoa idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos; III – Fortalecimento e integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos e IV – Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir; exigir para incluir; fiscalizar.

Leia também:  Esquadrilha da fumaça faz show aéreo em Rondonópolis

Durante a conferência Lindomar observou um ponto positivo; a abertura do prefeito José Carlos Junqueira de Araújo em desenvolver mais ações juntamente com o CMIR.

“Juntos, sociedade e poder público, conquistaremos melhorias para os idosos tanto de hoje como de amanhã, com uma sociedade comprometida com a dignidade dos idosos”, concluiu Lindomar ressaltando que a conferência foi muito proveitosa.

Conferências anteriores

O Brasil já teve duas Conferências Nacionais de Direitos da Pessoa Idosa: a primeira, em 2006, teve como tema “Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa – Renadi” e a segunda, em 2009, “Avaliação da Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa idosa: Avanços e Desafios”.

Leia também:  Grupo defende permanência de Juary na liderança do prefeito
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.