Dezenas de piscicultores estiveram presentes na palestra promovida pela Cooperativa Agropeixe sobre as mudanças na lei que regulamenta atividade de piscicultura em Mato Grosso. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Rondonópolis, na noite de ontem (27/06). A palestra foi proferida pelo assessor especial da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (Seder), Adair José de Moraes. Segundo ele, a mudança só vem para beneficiar o pequeno piscicultor. “Haverá uma flexibilidade nas licenças ambientais. O piscicultor que tem até cinco hectares de lâmina de água precisará apenas comunicar os órgão ambientais para obter licença para atividade”, disse o assessor.

Para o presidente da Agropeixe, Oscar Sangali, a nova lei terá o papel implantar uma política estadual de piscicultura visando estruturar a atividade econômica como fonte sustentável de trabalho e renda. “Temos que aproveitar o momento, pois está sendo uma coisa bem positiva para o crescimento do piscicultor, que a maioria é constituída de pequenos produtores, que tem a viabilidade de melhorar a vida do campo”, explicou o presidente.

Leia também:  Inscrição do Ensino Médio e Superior do IFMT Rondonópolis encerra dia 8 de outubro

A cooperativa Agropeixe foi criada em 2008, por 33 pequenos piscicultores da região sul do Estado, com a missão de promover melhorias para o segmento e também criar mecanismo para a construção de um frigorífico de pescado. Ainda segundo, Sangali, “a nova legislação incentivará os piscicultores fazerem investimentos na piscicultura. Quanto maior for a oferta de matéria prima, maiores serão as chances de conseguir o recurso para a construção do frigorífico por meio do Ministério da Pesca. A prefeitura de Pedra Preta (239 km de Cuiabá) já disponibilizou uma área para a implantação. Assim poderemos industrializar os produtos, para serem distribuídos em todo Estado e também compor os ingredientes para a merenda escolar, por meio de convênios com as prefeituras”, explicou o presidente.

Leia também:  Campanha para atualização da caderneta de vacinação começa hoje em Rondonópolis
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.