foto: Varlei COrdova / Agora MT

A secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária promoveu o 1º Encontro das Cadeias Produtivas da Agricultura Familiar de Rondonópolis, que foi realizado na manhã desta quarta-feira (29/06) no auditório da prefeitura municipal, que teve como objetivo principal promover uma maior organização das três principais cadeias produtivas.

Valdir Correia, secretário de agricultura e pecuária, disse as cadeias de hortifrutigranjeiro, piscicultura e melhoramento de gado leiteiro têm crescido muito no município e o encontro tem a finalidade de ajudá-los a se organizar, por meio de cooperativa, para que possam conseguir retorno financeiro melhor e explorar melhor o mercado local.

De acordo com o secretário a agricultura familiar é responsável por 70% dos produtos consumidos no Brasil. Em Rondonópolis existem 3800 famílias que são assistidas pela secretaria e trabalham em 17 feiras que são realizadas na cidade, além de oferecer alimentos para escolas no muncípio.

Leia também:  Mães de Rondonópolis marcam 'manifestação silenciosa' contra o fechamento da UTI Pediátrica

Valdir destacou que a agricultura familiar precisa de incentivo para produzir mais, o que é benéfico para a cidade, pois além de gerar renda e emprego fomenta o mercado local.

O secretário explicou que o município produz 52 mil litros de leite por dia, mas que grande parte dessa produção vai para outros Estados. “Estamos produzindo bem, mas acredito que podemos melhorar ainda mais. A secretaria tem oferecido mais assistência para que as famílias possam ser mais independentes”

Uma das propostas do secretário é que o mercado local seja melhor explorado, para que a fomente ainda mais a economia do município.

A vice-prefeita do município, Marília Sales, reforçou que esse encontro é de suma importância, pois Rondonópolis tem muitos assentamentos e é imprescindível oferecer condições de que as famílias possam se auto- sustentar. “O reflexo desse auxílio é a geração de mais emprego e renda”

Leia também:  Distrito de Boa Vista recebe Mutirão de Saúde neste sábado
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.