Foto:Assessoria

O ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB), espera até o fim dessa semana tomar posse na vaga do deputado federal Ságuas Moraes (PT). Ele foi beneficiado há poucos dias com a recontagem de votos determinada diante do adiamento da Lei da Ficha Limpa para 2012.

Leitão afirma espera para o início da semana pegar o diploma de deputado federal eleito pelo TRE para, então, tentar agendar a posse com celeridade na Câmara. Ele foi beneficiado com o adiamento da Ficha Limpa porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) voltou atrás e deferiu registro de candidatura de Willian Dias (PTB), que conseguiu somar os 2.098 votos em favor da coligação do ex-prefeito de Sinop. “Esse tipo de coisa é ruim porque a Justiça já anunciou a decisão, mas temos que esperar enquanto o temo passa”, afirma Leitão.

Leia também:  STF autoriza abertura de inquérito para investigar delação de Silval

Nilson foi beneficiado com os votos de Willian Dias por causa do quociente eleitoral. Ele havia perdido a vaga para Ságuas por 6 votos de diferença. O petebista obteve o registro quase 8 meses depois da eleição de 2010 porque o Supremo Tribunal Federal (STF) adiou para a aplicação da Lei da Ficha Limpa, que impede de disputar eleições candidatos condenados por órgãos colegiados. Willian foi condenado por homicídio no Tribunal do Júri.

O presidente do TRE, desembargador Rui Ramos, também admitiu que o diploma de deputado eleito deve ser entregue a Nilson nessa semana, mas evita fazer outras previsões. Isso porque as partes ainda podem apresentar impugnação contra a sessão que aprovou a recontagem.

Leia também:  Silvio Negri pede mais atenção em relação a Unemat e defende participação popular na discussão sobre mobilidade urbana

Ságuas promete recorrer ao TSE na tentativa de permanecer no cargo. Ele alega que muitas teses da defesa não foram apreciadas antes de se deferir o registro. Afirma que o petebista não tem interesse de agir, ou seja, não pode recorrer em favor de outro candidato. Garante ainda que o recurso posterior feito em favor de Leitão teria que ser apresentado por ele e não pela coligação.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.