Foto: da internet

O consórcio Petrobras, Repsol Sinopec e Statoil anunciou nesta terça-feira (28) a descoberta de dois níveis de petróleo de boa qualidade no poço conhecido como Gávea, no pré-sal da Bacia de Campos. Segundo nota da Petrobras, “esta descoberta é a principal realizada no pré-sal da Bacia de Campos”.

É também a primeira após a aliança com a chinesa Sinopec, que tem 40% da filial brasileira da companhia petrolífera.

O poço, localizado a 190 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, foi perfurado pelo navio sonda de última geração Stena Drillmax I, em águas de 2.708 metros e atingiu a profundidade final de 6.851 metros.

O consórcio está analisando os resultados obtidos no poço, antes de continuar com o processo de exploração e avaliação da área.

Leia também:  Polícia apreende cerca de R$ 120 mil com grupo suspeito de fraudar vestibulares de medicina

A companhia e suas parceiras informaram às autoridades brasileiras a existência de indícios de hidrocarbonetos no poço exploratório Gávea em março de 2011, para o primeiro nível, e em abril do mesmo ano, para o segundo nível.

A Repsol Sinopec é a operadora do consórcio, com 35% de participação, tendo como parceiras a Statoil, com 35% e a Petrobras, com 30%, e participa da exploração de 16 blocos, dos quais é operadora em seis nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.