O equilíbrio entre trabalho e lazer é indispensável para qualidade de vida, afirma a psicóloga Gláucia Lima, e observa também que os excessos podem manifestar de forma física. O estresse, tão comentado nos últimos tempos, é resultado desse desajuste.

Foto da internet

A psicóloga assegura que as pessoas devem administrar bem o tempo para poderem usufruir o que é produzido. “Muitas vezes é difícil conseguir manter um equilíbrio, quando isso não ocorre possivelmente existe algum problema de que a pessoa esteja fugindo, seja trabalhando ou se divertindo em demasia”, disse Gláucia que aconselha criar projeto a curto, médio e longo prazo e acima de tudo desfrutar das conquistas obtidas.

Gláucia diz que a busca incessante por lazer e diversão é típico de pessoas imaturas e com certeza não poderão passar a vida toda nas festas, quando no futuro lhe será cobrado por não ter produzido.

Leia também:  "Caçambeiros" ganham prazo para adaptação

Em contra partida existem pessoas que vivem para trabalhar, e não tem tempo para a família, deixam de usufruir o que conquistaram e podem desenvolver doenças como o estresse ou a Síndrome de Burnout.

Foto: Varlei Cordova/ AGORA MT

De acordo a psicóloga, a Síndrome de Burnout é uma doença que se caracteriza pela manifestação inconsciente do esgotamento emocional, que ocorre por causa de grandes esforços realizados no trabalho que fazem com que o profissional fique mais agressivo, irritado, desinteressado, desmotivado, frustrado, depressivo, angustiado e que se avalia negativamente. Além de apresentar manifestações fisiológicas como cansaço, dores musculares, falta de apetite, insônia, frieza, dores de cabeça freqüente e dificuldades respiratórias.

As pessoas que conseguem administrar trabalho e lazer podem ser mais felizes. “São vastos os benefícios de quem alcança esse equilíbrio, pois geralmente elas saem na frente e conseguem se destacar tanto no convívio com outras pessoas como nas questões profissionais, o que resulta em satisfação de vida”, concluiu a psicóloga.

Leia também:  DEM pode ser destino de Sachetti e Garcia
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.