Cerca de 80 profissionais de saúde participam do treinamento oferecido Associação Alemã de Assistência ao Hanseniano e Tuberculoso (DAHW) em parceria com a prefeitura municipal de Rondonópolis. O evento será realizado nesta segunda e terça-feira (27 e 28/06) com aulas teóricas e práticas.

O palestrante Jaison Antonio Bandeira, dermatologista e hansenologista, explica que as palestras têm o objetivo de descentralizar os atendimentos e capacitar aos médicos e enfermeiros dos Postos de Saúde Familiar (PSFs) para que possam identificar a doença com mais antecedência, o que facilita no atendimento. “Infelizmente nem todos profissionais estão habilitados a diagnosticar a doença, o curso irá auxiliar a identificar a hanseníase, sem realizar tratamento indevido e antecipando o tratamento”, argumentou

Jaison relata que a hanseníase é uma doença de longa duração e muitas vezes quando é diagnosticada a pessoas está doente há uns 10 ou 15 anos. O médico diz que se o tratamento for realizado no local onde o paciente reside tem um resultado melhor, pois a possibilidade de contaminação da família é praticamente certa, sendo tratada toda a família evitando a proliferação da bactéria.

Leia também:  Dois jovens são mortos a tiro em estrada vicinal no MT

Lourenço Ribeiro Cruz Neto, técnico do programa contra a hanseníase da Secretária Municipal de Saúde, afirma que são diagnosticados no município, em média, 200 novos casos por ano, 10 vezes acima do aceitável pela Organização Mundial de Saúde, contudo não é uma peculiaridade de Rondonópolis.

De acordo com Lourenço, o tratamento é gratuito e quanto antes a doença for diagnostica, mais rápido será o tratamento, que tem duração de seis meses a um ano dependendo do quadro do paciente.

A palestra foi dividida em duas turmas nesta segunda-feira, uma no período matutino e outra no vespertino. Além do hansenologista participam da equipe mais três pesquisadoras Andréia Belone, Lucia Camargo Marciano e Patrícia Samarco

Leia também:  Festa do Padroeiro Bom Pastor acontece neste domingo (07) em Rondonópolis
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.