Começou a sentir sua pele ressecar? Pode culpar o inverno. Nesse período, a produção de substâncias naturalmente hidratantes pelo organismo (como água e gordura) diminui, afetando diretamente a estrutura cutânea. Como consequência, surgem a vermelhidão, a textura áspera e até a impressão de pele “craquelada”.

A culpa é do ressecamento excessivo, comum nessa estação do ano e potencializado por fatores como o vento, o ar condicionado e a poluição. Nessa história, quem mais sofre é o seu rosto, que fica mais exposto e desprotegido nos dias frios.

Mas calma: a boa notícia é que você pode lançar mão de tratamentos simples para cuidar da sua pele mesmo no frio, mantendo-a hidratada, firme e bonita. Essas receitas antigas, que sua avó já fazia, aproveitam as melhores propriedades de ingredientes naturais para a produção de máscaras caseiras que funcionam de verdade.

Leia também:  Dá-lhe magnésio

Conheça algumas delas, escolha a mais adequada ao seu tipo de pele e passe o inverno sem preocupações. E com a pele linda, é claro.

Máscara esfoliante
1 colher (de sopa) de açúcar
1 colher (de café) de mel
1 colher (de café) de suco de limão
Misture os ingredientes e aplique a máscara em todo o rosto, mas evite a região dos olhos. Faça movimentos circulares, sem esfregar. Remova a máscara com água corrente e sabonete neutro, removendo por completo. Utilize somente à noite, a cada 15 dias. O açúcar remove as células mortas, o mel hidrata e o limão funciona como adstringente. Ideal para peles oleosa e mista.

Máscara revitalizante
½ pepino
1 colher (de sopa) de amido de milho
1 colher (de café) de mel
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Aplique a máscara em todo o rosto e deixe descansar por 10 minutos. Remova completamente. O pepino ajuda a acalmar a pele, o mel hidrata e o amido de milho revitaliza e fecha os poros. Ideal para pele normal e seca. Use uma vez por semana.

Leia também:  Extrato de tomate pode barrar câncer de estômago

Máscara antioxidante
½ mamão papaia amassado
1 colher (de sobremesa) de mel
½ colher (de sopa) de gérmen de trigo
Misture todos os ingredientes, formando uma pasta. Aplique em todo o rosto em movimentos circulares. Deixe descansar por 10 minutos e remova completamente. Serve para todos os tipos de pele, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, colabora com o clareamento de manchas e é altamente hidratante. O gérmen de trigo é um antioxidante poderoso. Use duas vezes por semana.

Máscara hidratante
½ banana maçã amassada
½ colher (de sopa) de abacate
1 colher (de café) de mel
Misture os ingredientes e aplique no rosto, deixando agir por 15 minutos. Remova completamente com água e sabonete neutro. Serve para todos os tipos de pele e é a mais indicada no inverno, por conta do alto poder hidratante. O abacate e a banana são ricos em gordura, e sua pele precisa dela no frio. Use uma vez por semana.

Leia também:  Quando a mente sofre, o AVC fica à espreita

Máscara clareadora
1 colher (de sopa) de leite
1 colher (de sopa) de chá de camomila
1 colher (de sopa) de farelo de aveia
Misture os ingredientes e aplique no rosto, deixando agir por 10 minutos. Remova completamente com água e sabonete neutro. Para peles manchadas e avermelhadas pelo frio. O leite ajuda a hidratar em profundidade e a camomila acalma a pele. Use uma vez por semana.

Lascritta
Especial para o Terra

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.