da assessoria

O Ministério Público Estadual e o Sindicato Rural de Rondonópolis firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a realização da 25ª edição da Cavalgada, que abrirá a programação da 39ª Exposul no dia 6 de agosto.  O Termo foi assinado após reuniões entre a diretoria do Sindicato Rural e a promotora de justiça, Joana Maria Bortoni Ninis, que objetiva garantir que a festa ordeira, parte da cultura regional, não incorra em problemas ao meio ambiente e a saúde dos animais.

Conforme o TAC, os participantes terão que apresentar atestado de médico veterinário ou atestar de próprio punho que o animal tem condições de completar o trajeto, sem que isso acarrete problemas à saúde do mesmo. Os participantes não poderão ingerir bebida alcoólica, usar esporas ou realizar atos que atentem contra o animal. O TAC também veda a participação de carroças no evento. Caso as regras sejam descumpridas, o Ministério Público aplicará ao participante multa de R$ 10 mil, por infração cometida. A multa ora pactuada será revertida para realização de projetos relacionados à sustentabilidade ambiental.

O trajeto da cavalgada também sofreu alterações. 1km mais curto, o comboio sairá do antigo Aeroporto, descerá a Rua Fernando Correa da Costa, cortando toda a área central e seguirá pela Avenida Amazonas. Ao invés de seguir para o CTG ou conforme foi cogitado até o Horto Florestal, a cavalgada subirá a Rua Dom Pedro II até a Avenida Bandeirantes, finalizando o trajeto próximo ao Corpo de Bombeiros, no terreno que abrigava o primeiro Parque de Exposições da cidade. O espaço foi escolhido por haver boas condições para o embarque dos animais e ser de fácil escoamento, além de resgatar a história da Exposul, que durante muitos anos foi realizada na Vila Operária.

Ao Sindicato Rural, realizador da Exposul, caberá a divulgação dessas regras e a realização das inscrições, que estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (21) em lojas agropecuárias e selarias da cidade. A inscrição é gratuita.

O TAC foi firmado no dia 9 de maio e o adendo assinado no dia 14 deste mês. Outras informações pelo telefone (66) 3422.0117.

COMPARTILHAR

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.