Mato Grosso conta com 341.416 eleitores filiados a partidos políticos, o que representa quase 15% do eleitorado estadual de 2,1 milhões de pessoas. Os dados divulgados apontam ainda que o DEM do senador Jaime Campos é a maior legenda, com 61.429 inscritos, apesar de estar longe do poder há anos.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os 7 maiores partidos concentram 75% dos filiados no Estado. No ranking de maiores legendas estão o PMDB do governador Silval Barbosa, com 44.251 eleitores filiados, seguido pelo PPS (39.529), PR (33.393), PSDB (32.848), PT (21.797 filiados) e PP (24.434).

O partido com o menor número de filiados é o Partido Comunista Brasileiro (PCB), com 11 inscritos. O Partido da Causa Operária (PCO) tem 12 eleitores filiados e o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) tem 115.

Leia também:  Após pedido de vereador, Secretaria de Habitação monta posto de atendimento na Região Salmen

Apesar do grande número de filiados, não significa que todos os inscritos têm militância ativa nas legendas. O mais comum de se ver é que grande parte das decisões são tomadas por poucos caciques. As filiações são importantes basicamente na época de eleições.

Líder no ranking de maior partido no Estado, o DEM, presidido por Oscar Ribeiro, afirma que a legenda vai continuar até outubro campanha para novas filiações. Alega que pretende formar chapas fortes para disputar cargos de vereador e prefeito em 2012. Em nível nacional, onde existem 13,9 milhões de filiados, o PMDB é a maior legenda em número de filiados e também ocupantes de cargos eletivos, na frente do PT.

Leia também:  Plenário aprova projeto que altera Justiça Militar da União

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.