FOTO VARLEI CORDOVA / AGORA MT

Dona Nilda Pereira de Souza, 81 anos, era esposa do ex vereador Ananias Martins de Souza que foi uns dos nomes mais importantes para o começo da política em Rondonópolis.  Dona Nilda que vive na cidade desde 1953 afirmou que foi o esposo quem decidiu vir para Mato Grosso para mexer com plantação.

Nilda que é a matriarca de uma família com doze filhos e 25 netos, afirma que adora a cidade que viu sua família crescer. Dona Nilda comentou que quando chegou à Rondonópolis encontrou apenas mato e poucas casas, onde ela vive hoje na Vila Operária, havia apenas a rua principal.

Dona Nilda ao falar da saudade que sente de seu esposo se emocionou dizendo que no início foi difícil se acostumar com a ausência, mas que hoje já está mais conformada e tenta encontrar nos filhos e nos netos o preenchimento do vazio que sente.

Leia também:  Mensagem com novos números do Samu é mentirosa

– A senhora participava da vida política de Ananias?

Não gostei da ideia quando o meu esposo decidiu entrar no meio político, ele foi convidado pelo antigo prefeito Candinho a se candidatar como vereador, mas eu resolvi ficar longe. Só a partir do segundo ano de mandato que comecei a me envolver e acompanhar Ananias nos eventos. Depois que ele entrou na política não saiu mais, ficou envolvido até o fim da vida. Com o tempo eu fui me acostumando e hoje até que gosto da política.

– Como era a política naquela época?

Houve muitas mudanças, antigamente as pessoas que queriam se envolver com a política era para ajudar as pessoas que não tinham recursos, colaborar com o desenvolvimento das cidades. Como não havia tantos recursos como os de hoje os eleitos tinham que colocar a mão na massa e correr atrás para conseguir as coisas. Hoje as pessoas só se interessam pelo dinheiro que a política pode oferecer.

Leia também:  Rondonópolis terá 'Festival Estudantil de Teatro' nesta quinta e sexta-feira

– Um loteamento em Rondonópolis vai receber o nome do seu esposo, como a senhora vê essa homenagem?

Fiquei muito feliz, porque eu sei que Ananias merece essa homenagem. Durante toda a sua carreira política ele se empenhou para ajudar as pessoas, ele corria atrás de médicos, remédios, ajudou a trazer água e energia para o bairro, é bom saber que ele teve seu trabalho reconhecido. Ananias também já tem seu nome em uma ponte e em uma vila da cidade.

– O que a senhora achou da ideia de um dos seus filhos ter escolhido a carreira do pai ?

Essa foi uma decisão do meu filho, Ananias Martins de Souza filho, que desde pequeno acompanhou a rotina pai, logo começou a trabalhar com ele na Câmara, então surgiu o interesse. Toda a família sempre apoiou o Ananias para que ele desse continuidade nos trabalhos do pai e que tivesse a oportunidade de desenvolver a sua própria história dentro da política.

Leia também:  Fuga em massa na Mata Grande, muro é explodido e 32 fogem

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=z-nva4a8uyc[/youtube]

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.