foto da internet

Dados do TER de Mato Grosso apontam que  341.416 eleitores são filiados a partidos políticos, o que representa quase 15% do eleitorado estadual de 2,1 milhões de pessoas. Os dados divulgados apontam ainda que o DEM do senador Jaime Campos é a maior legenda, com 61.429 inscritos, apesar de estar longe do poder há anos.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os 7 maiores partidos concentram 75% dos filiados no Estado. No ranking de maiores legendas estão o PMDB do governador Silval Barbosa, com 44.251 eleitores filiados, seguido pelo PPS (39.529), PR (33.393), PSDB (32.848), PT (21.797 filiados) e PP (24.434).

O partido com o menor número de filiados é o Partido Comunista Brasileiro (PCB), com 11 inscritos. O Partido da Causa Operária (PCO) tem 12 eleitores filiados e o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) tem 115.

Leia também:  Jaleco Preto | Delegados mostram detalhes dos golpes do falso médico

Apesar do grande número de filiados, não significa que todos os inscritos têm militância ativa nas legendas. O mais comum de se ver é que grande parte das decisões são tomadas por poucos caciques. As filiações são importantes basicamente na época de eleições.

Líder no ranking de maior partido no Estado, o DEM, presidido por Oscar Ribeiro, afirma que a legenda vai continuar até outubro campanha para novas filiações. Alega que pretende formar chapas fortes para disputar cargos de vereador e prefeito em 2012. Em nível nacional, onde existem 13,9 milhões de filiados, o PMDB é a maior legenda em número de filiados e também ocupantes de cargos eletivos, na frente do PT.

Leia também:  Vereador Thiago Silva propõe a criação de banco para materiais de construção
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.