O mel é uma solução rica em açúcares, com vitaminas, minerais, compostos fenólicos, enzimas e elementos minerais essenciais ao homem, especialmente selênio, manganês, zinco e outros.

Segundo a dra. Ana Claudia Mariano, nutricionista e doutora em Bioquímica pela UFRJ, “O consumo de mel é recomendado não só porque fornece energia e outros nutrientes, mas também por ser antimicrobiano, antioxidante, curativo, calmante e regenerativo de tecidos”.

A médica ressalta o uso do mel na medicina: “Em pacientes com gastroenterite bacteriana, a diarreia diminui quando usamos o mel para reposição de glicose na reidratação. Além disso, o mel pode prevenir doenças como câncer, aterosclerose, doenças cardiovasculares e mal de Alzheimer”.

Ela alerta que crianças menores de 1 ano não devem consumir mel, pois ele pode conter a bactéria Clostridium botulinum, que causa o botulismo.

Leia também:  Álcool pode ser mais prejudicial para as mulheres

O terapeuta ayurvédico Krishna Kishora, de São Paulo, indica que se faça o uso do mel diariamente para evitar a formação de muco. Ele destaca que, ao contrário do que pensamos, o mel é melhor quando já açucarou: “É melhor que o mel fique uns meses em repouso, pois o mel fresco deixa a mente muito agitada”.

Segundo a farmacêutica bioquímica e cosmiatra Maristela Gava Caim, os ácidos acético e cítrico do mel são adstringentes; limpam pro fundamente os poros, renovando o PH da pele e ocasionando uma descamação bem discreta.

Maristela lembra que o peeling, na verdade, é um processo de queimadura química, logo, o emprego de produtos à base de mel no processo pós-peeling é muito benéfico para evitar manchas.

Leia também:  Saúde | Cross Fit ganha cada vez mais força no Brasil

O mel pode ser amplamente utilizado em produtos antiacne, ajudando a reduzir o processo inflamatório, além de proporcionar limpeza, hidratação e nutrição.

Maristela explica ainda que por suas propriedades suavizantes, o mel pode ser utilizado em massagens corporais, drenagem linfática, esfoliações corporais e banhos de relaxamento. Já nos cabelos, por hidratar e nutrir o folículo, o mel pode auxiliar na redução da queda de fios causada por estresse. Para isso, deve ser aplicado sob a forma de loções capilares.

Creme para olheiras e manchas de pele
1 colher (sobremesa) de mel
2 morangos inteiros
1/2 maçã
1 colher (sopa) de abacate
1/2 xícara (café) de chá de camomila frio bem forte (3 saquinhos por xícara de chá)
Amasse ou bata tudo e aplique na face limpa. Deixe agir por 20 minutos e enxágue em água corrente.

Leia também:  Saúde | Os traumas de infância interferem no adulto que você é hoje

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.