Representantes do Senar e de sindicatos rurais do estado realizam os últimos ajustes para implantação do programa Jovem Aprendiz, que atende a legislação trabalhista regulamentada em 2005, onde dispõe que toda empresa de médio ao grande porte da área rural preencha de 5 a 15% do quadro de funcionários com jovens aprendizes. A expectativa é de que as aulas tenham início no mês de agosto, contemplando cerca de 60 jovens em Rondonópolis e mais 60 nas cidades de Nova Mutum e Barra do Bugres.

Segundo a responsável pelo curso na cidade, Arnely Paniago, as empresas interessadas em aderir ao Programa deverão contratar jovens com idade entre 14 e 18 anos, com freqüência escolar comprovada e repassar a lista para o Sindicato Rural. Após a contratualização, os jovens vão participar de aulas com disciplinas básicas e específicas do ambiente rural por um ano.

Leia também:  Inscrições abertas para Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho em Rondonópolis

Por ser um projeto piloto em Mato Grosso, o Senar vai utilizar o modelo aplicado em São Paulo e posteriormente fará as adequações pertinentes ao ambiente local. Novas turmas serão abertas ao longo do tempo para contemplar as centenas de empresas rurais que Rondonópolis e o Estado dispõem.

“Além de formação, o curso proporcionará a abertura do mercado de trabalho a esses jovens, fomentando a economia e a profissionalização e as empresas terão acesso a jovens talentos”, ponderou Arnely.

As empresas interessadas em participar do programa devem entrar em contato com os sindicatos rurais dos respectivos municípios: Rondonópolis – (66) 3423-2990, Barra do Bugres – (65) 3361-1478, Nova Mutum – (65) 3308-1500.

SENAR

Leia também:  Rondonópolis | Empresa inova e doa mudas de árvores para comemorar Semana do Meio Ambiente

O Senar-MT é a entidade que atua na profissionalização rural voltada a homens e mulheres de todo o estado. Juntamente com o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) e os Sindicatos Rurais, compõe o Sistema Famato.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.