FOTO VARLEI CORDOVA / AGORA MT

A compra pela internet tem crescido pela facilidade na hora da aquisição, mas com isso também tem aumentando as reclamações sobre prejuízos que os consumidores estão tendo com as compras online. O site com maior registro no Procon de Rondonópolis é a B2W – Companhia Global do Varejo do Grupo das Lojas Americanas com 295 reclamações.

O coordenador do Procon, Alexandre Júlio Júnior, afirmou que o órgão tem recebido muitas reclamações por terem problemas com as aquisições feita pela internet. Segundo ele, o site do Grupo Americanas está no topo do ranking, tendo uma vasta ficha de reclamações como emissão de cartão sem a solicitação do cliente, problemas com prazo de entrega, defeito na mercadoria e até a chamada “compra casada” que é proibida.

Leia também:  1° Aterro Sanitário de MT é inaugurado em Rondonópolis

“As pessoas adquirem o produto pelo site e depois procuram a loja da cidade para reclamar, o que acaba gerando constrangimento, já que o estabelecimento não tem responsabilidade pelas vendas feitas pela internet, por terem CNPJ diferentes”, explica.

O Procon de Rondonópolis tem atendido em média 40 consumidores por dia com os mais diversos problemas. De acordo com o coordenador mais de 60% dos casos são resolvidos no próprio órgão com o fechamento do acordo entre o reclamante e a empresa.

Esse aumento de reclamações é considerado normal diante do crescimento de usuários da internet. Um levantamento feito por uma empresa de monitoramento de comércio eletrônico apontou que a categoria líder em vendas foi a de eletrodomésticos, seguida pela informática e saúde, beleza e medicamentos.

Leia também:  Servidores do Detran anunciam greve em todo o estado nesta segunda

O coordenador do Procon afirmou para evitar problemas e prejuízos é importante seguir algumas orientações. Toda vez que for fazer uma compra pela internet o consumidor deve investigar sobre aquela empresa, perguntando a outras pessoas que já fizeram o uso dos serviços e até mesmo entrar em contanto com o Procon local para ver se há registro de reclamações. A compra pela internet pode ser cancelada em um prazo de até sete dias, mesmo que o consumidor já tenha feito o pagamento.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.