FOTO ARQUIVO AGORA MT

Segundo Aviso Meteorológico Especial do Centro de Análise e Previsão do Tempo (Capre), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado nesta quinta-feira (07), pelo Centro de Monitoramento de Risco e Desastre “Dr. Domingos Iglesias Valério”, vinculado à Superintendência de Defesa Civil estadual, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de baixa umidade relativa do ar, abaixo de 30%, na Região Centro-Oeste, no período entre os dias 07 e 10 de julho.

As condições meteorológicas desfavoráveis, em especial à baixa umidade do ar, podem acarretar complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Leia também:  Horta da penitenciária de Sinop colhe primeira produção

Segundo tabela de referência, a umidade relativa do ar ideal fica em torno de 60% a 30%. Abaixo de 30% até 20%, a recomendação da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) é de que sejam evitados os exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.; consumir água à vontade; observar o nível dos reservatórios e mananciais de abastecimento e observar as recomendações do estado de atenção.

De 20% a 12%, a OMM recomenda suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; sejam evitadas aglomerações em ambientes fechados; o uso de soro fisiológico para olhos e narinas; observar o nível dos reservatórios e mananciais de abastecimento; observar as recomendações para os estados de atenção e alerta, e que as autoridades determinem a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16h como aulas de educação física.

Leia também:  Aumentam em 30 % os casos de roubos e furtos de animais na área rural

Abaixo de 12%, considerado estado de emergência, a recomendação da OMM é de que sejam suspensas as atividades que exijam aglomeração de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc. entre 10 e 16 horas e durante as tardes, seja mantida a umidade dos ambientes internos, principalmente quarto de crianças.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.