Convento estará à disposição dos desafiantes durante a 55ª Festa do Peão de Barretos (Foto: Divulgação)

Alimentação apropriada, exercícios na ausência de competições e muita sombra e água fresca na hora do descanso. Estas características fazem parte do dia-a-dia de um boi “atleta”. Desde a formação até a criação, o gado específico para as competições de montaria recebe um tratamento diferenciado.

– Durante a alta temporada de rodeios, que é de março a novembro, os bois apenas competem e descansam, com períodos alternados. Na semana em que não trabalha, o bicho só descansa, à base de comida e muita sombra e água fresca. A natação é feita fora da temporada, para o bicho não perder a forma – afirmou Humberto Francisco Nunzi, dono da Companhia de Rodeio Califórnia.

Humberto explica que o boi é como um atleta qualquer. Precisa de atividades para não perder a forma durante a baixa temporada e uma alimentação sempre igual: pasto bem tratado, com filagem e ração balanceada. E foi com esse tratamento diferenciado que ele criou o boi Convento, atual bicampeão do Circuito Top Team. Com seis anos e meio, Convento pesa uma tonelada e é o bicho mais temido dos rodeios.

Leia também:  Jogador revelado pelo REC marca contra o Flamengo

– O Convento é um boi de desafio. Pra montar nele, tem que desafiar. E quando alguém monta, ninguém aposta contra. Ele é o nosso xodó – explicou Humberto.

Os bois como Convento e o falecido Bandido são bichos diferenciados. O material genético deles é coletado para ser artificialmente inseminado em fêmeas com um porte também de competidoras. Se fêmeas nascerem, elas são usadas para outras inseminações.

– O boi é como jogador de futebol. Uns nascem para ser competidores, outros não. Não é toda inseminação que dá certo. E todos eles, atletas ou não, são muito bem tratados.

Na 55ª edição da Festa do Peão de Barretos, Convento estará à disposição de quem tiver coragem de desafiá-lo durante o evento.

Leia também:  Atletas de Rondonópolis se destacam em competição nacional
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.