FOTO INTERNET

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Defesa Civil têm orientado as 724 escolas de Mato Grosso a suspender as aulas de educação física a céu aberto devido à baixa umidade relativa do ar, que chegou a níveis críticos semelhantes ao do deserto do Saara, que possui uma média entre 10% e 15% de umidade.

Na capital Cuiabá, o 9º Distrito de Meteorologia, vinculado ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apontou que a umidade do ar caiu para 12% nesta tarde de segunda-feira (15), a menor média do ano. A baixa umidade pode causar problemas a saúde. Nesta condição, as pessoas ficam mais sujeitas a complicações alérgicas e doenças respiratórias, além de sofrer com sangramento de nariz, ressecamento da pele e irritação nos olhos. Os termômetros apontam que a temperatura nesta segunda é de 39º.

Leia também:  Prefeitura de Serra Nova Dourada (MT) abre processo seletivo com salário de até R$ 11 mil

Segundo o comandante da superintendência da Defesa Civil em Mato Grosso, Sérgio Roberto Delamônica Corrêa, a instituição tem orientado por meio de comunicados a suspensão das atividades que exijam aglomeração de pessoas em recintos fechados entre as 10h e 16h. Ele também orienta a ingestão de bastante líquido para evitar problemas de desidratação.

Segundo a escala usada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A umidade entre 60% e 30% é considerada aceitável. Abaixo de 30% e acima de 20% já representa ‘estado de atenção’. Abaixo de 20% representa ‘estado de alerta’. Quando o nível de umidade relativa do ar fica abaixo de 12%, entra em ‘estado de emergência’.

Leia também:  Nova ciclofaixa fortalece o turismo em Chapada dos Guimarães

A assessora técnica da Seduc, Débora Villar, explicou que a secretaria tem conversado com as equipes gestoras das escolas para eles substituírem as atividades físicas por recreativas, como também tem sugerido mudanças no cardápio dos alunos e o uso de roupas leves nesta época do ano.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.